Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Rosemary de Jesus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-01T18:14:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-01T18:14:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | IDENTIDADES (IN) VISÍVEIS: EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO MUNICIPAL DE ARAÇÁS-BA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700850 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira n°9.394, de dezembro de 1996, por meio da Lei 10.639/2003, destaca a importância da construção de um novo olhar no que diz respeito ao ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras. Esta pesquisa “Identidades (in) visíveis: educação étnico-racial e o ensino de História no Colégio Municipal de Araçás-Bahia” vislumbra pôr em evidência novas narrativas e questionar narrativas eurocêntricas nas práticas curriculares, reivindicando lugares de fala para alunos e professores ao trabalharmos com as memórias e experiências da população local, que estão silenciadas pelas práticas curriculares atuais da unidade escolar. O objetivo foi de promover um diálogo entre o que é ensinado nas aulas de História e o que é vivido pelos estudantes em sua comunidade, e propor algumas formas da escola romper com a exclusão e o silenciamento da cultura afrodescendente, assumindo uma prática de valorização das diferenças e possibilitando que o aluno possa ser, de fato, presente e valorizado em suas experiências. Neste contexto, elaboramos diferentes propostas didáticas aula-oficina, sequência didática e minicursos que fazem uma interlocução entre conhecimentos formais e não-formais, trabalham com valores éticos, estéticos, sociais e desafiam os sujeitos à produção de sentidos mais amplos que irão contribuir para formação da autonomia, da identidade e criticidade dos mesmos. Com o intuito de difundir estas proposições didáticas criamos uma página na plataforma wix | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história; Currículo; Educação étnico-racial; Lei 10.639/03; Sequência didática. | pt_BR |
Título: dc.title | IDENTIDADES (IN) VISÍVEIS: EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO MUNICIPAL DE ARAÇÁS-BA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ROSEMARY DE JESUS SANTOS - PROFHISTÓRIA UNEB_pdf.pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700850/2/ROSEMARY DE JESUS SANTOS - PROFHISTÓRIA UNEB_pdf.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons