IDENTIDADES (IN) VISÍVEIS: EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO MUNICIPAL DE ARAÇÁS-BA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Rosemary de Jesus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-01T18:14:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-01T18:14:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherIDENTIDADES (IN) VISÍVEIS: EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO MUNICIPAL DE ARAÇÁS-BApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700850-
Resumo: dc.description.abstractA alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira n°9.394, de dezembro de 1996, por meio da Lei 10.639/2003, destaca a importância da construção de um novo olhar no que diz respeito ao ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras. Esta pesquisa “Identidades (in) visíveis: educação étnico-racial e o ensino de História no Colégio Municipal de Araçás-Bahia” vislumbra pôr em evidência novas narrativas e questionar narrativas eurocêntricas nas práticas curriculares, reivindicando lugares de fala para alunos e professores ao trabalharmos com as memórias e experiências da população local, que estão silenciadas pelas práticas curriculares atuais da unidade escolar. O objetivo foi de promover um diálogo entre o que é ensinado nas aulas de História e o que é vivido pelos estudantes em sua comunidade, e propor algumas formas da escola romper com a exclusão e o silenciamento da cultura afrodescendente, assumindo uma prática de valorização das diferenças e possibilitando que o aluno possa ser, de fato, presente e valorizado em suas experiências. Neste contexto, elaboramos diferentes propostas didáticas aula-oficina, sequência didática e minicursos que fazem uma interlocução entre conhecimentos formais e não-formais, trabalham com valores éticos, estéticos, sociais e desafiam os sujeitos à produção de sentidos mais amplos que irão contribuir para formação da autonomia, da identidade e criticidade dos mesmos. Com o intuito de difundir estas proposições didáticas criamos uma página na plataforma wixpt_BR
Tamanho: dc.format.extent3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história; Currículo; Educação étnico-racial; Lei 10.639/03; Sequência didática.pt_BR
Título: dc.titleIDENTIDADES (IN) VISÍVEIS: EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO MUNICIPAL DE ARAÇÁS-BApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons