Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardin, Hortência Keize Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-31T15:06:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-31T15:06:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | HortênciaCardin_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700825 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Ensino de História foi diretamente afetado pela sanção da Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatória a temática da “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino. O Ensino de História ao longo da sua trajetória foi pautado em um currículo com base em uma visão eurocêntrica de mundo, o que acarretou na reprodução de estereótipos acerca do continente africano e de seus descendentes. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é mostrar a importância do ensino de história a partir de uma perspectiva decolonial, que possa contribuir de forma significativa para a formação de uma consciência histórica antirracista. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano e, a partir de dados obtidos, foram propostas novas práticas e abordagens para o Ensino de História da África, que culminaram no produto final dessa dissertação no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História com a produção de uma Tecnologia Educacional, materializada através de um jogo de tabuleiro denominado de “Decolonizando a África Antiga”, que apresenta a diversidade da África e da cultura afro-brasileira, contribuindo assim para que o sistema educacional torne-se cada vez mais voltado para a educação das relações étnico-raciais a partir de uma educação antirracista. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,21 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Jogos Educacionais; História da África; Antirracismo. | pt_BR |
Título: dc.title | Decolonizando a África: o uso da tecnologia educacional para uma educação antirracista no ensino de História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
HortênciaCardin_DissertaçãoFinal.pdf | 3,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700825/2/HortênciaCardin_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons