ENTRE HISTÓRIA E LADAINHAS DE CAPOEIRA: UMA POSSÍVEL NARRATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGARCIA, RODRIGO SANTIAGO DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-31T14:57:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-31T14:57:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherENTRE HISTÓRIA E LADAINHAS DE CAPOEIRA: UMA POSSÍVEL NARRATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA - textopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700824-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação é uma narrativa sobre uma pesquisa fundamentada em uma dimensão propositiva que proporcionou diálogo entre as metodologias de pesquisa e a metodologia de ensino. Desenvolvida para o ensino de história da cultura afro-brasileira, a sequência didática desenvolvida faz uso de ladainhas de capoeira como proposta de estudo e de produção narrativa dos alunos sobre determinado período histórico. Essa abordagem teve como objetivo principal elaborar uma metodologia sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais na perspectiva pedagógica positiva, tal como propõe a Lei nº 10.639/03. Como problema central da pesquisa temos: como o trabalho com a ladainha de capoeira poderia contribuir na produção de narrativas no Ensino de História sobre o tema “escravismo” de maneira positiva no que se refere à cultura afro-brasileira? As ladainhas de capoeira são narrativas básicas para o desenvolvimento desta proposta. As metodologias na escrita desta dissertação serão desdobradas em duas: a metodologia de ensino e a metodologia de pesquisa. Na primeira serão analisados os cânticos da roda de capoeira, que estarão selecionados de acordo com o recorte histórico sobre o escravismo. Dessa forma, duas ladainhas serão escolhidas como referências de ensino aos alunos, tendo a oralidade como valor de conhecimento dos elementos culturais africanos. Na segunda metodologia, a pesquisa partirá de uma sondagem sobre o conhecimento dos alunos acerca da contribuição cultural dos negros ao Brasil. Essas metodologias permitiram a produção propositiva da dissertação, que foi a construção de ladainhas conforme os temas propostos em aula. Com as produções foi possível aproximar o Ensino de História a um dos fundamentos mais importantes da Capoeira que é a oralidade, preservando valores civilizatórios afro-brasileiros como fonte de estudos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,27 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação das Relações Étnicos-Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectValores Civilizatórios Afro-brasileirospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLadainhas de Capoeirapt_BR
Título: dc.titleENTRE HISTÓRIA E LADAINHAS DE CAPOEIRA: UMA POSSÍVEL NARRATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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