Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GARCIA, RODRIGO SANTIAGO DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-31T14:57:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-31T14:57:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENTRE HISTÓRIA E LADAINHAS DE CAPOEIRA: UMA POSSÍVEL NARRATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA - texto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700824 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação é uma narrativa sobre uma pesquisa fundamentada em uma dimensão propositiva que proporcionou diálogo entre as metodologias de pesquisa e a metodologia de ensino. Desenvolvida para o ensino de história da cultura afro-brasileira, a sequência didática desenvolvida faz uso de ladainhas de capoeira como proposta de estudo e de produção narrativa dos alunos sobre determinado período histórico. Essa abordagem teve como objetivo principal elaborar uma metodologia sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais na perspectiva pedagógica positiva, tal como propõe a Lei nº 10.639/03. Como problema central da pesquisa temos: como o trabalho com a ladainha de capoeira poderia contribuir na produção de narrativas no Ensino de História sobre o tema “escravismo” de maneira positiva no que se refere à cultura afro-brasileira? As ladainhas de capoeira são narrativas básicas para o desenvolvimento desta proposta. As metodologias na escrita desta dissertação serão desdobradas em duas: a metodologia de ensino e a metodologia de pesquisa. Na primeira serão analisados os cânticos da roda de capoeira, que estarão selecionados de acordo com o recorte histórico sobre o escravismo. Dessa forma, duas ladainhas serão escolhidas como referências de ensino aos alunos, tendo a oralidade como valor de conhecimento dos elementos culturais africanos. Na segunda metodologia, a pesquisa partirá de uma sondagem sobre o conhecimento dos alunos acerca da contribuição cultural dos negros ao Brasil. Essas metodologias permitiram a produção propositiva da dissertação, que foi a construção de ladainhas conforme os temas propostos em aula. Com as produções foi possível aproximar o Ensino de História a um dos fundamentos mais importantes da Capoeira que é a oralidade, preservando valores civilizatórios afro-brasileiros como fonte de estudos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,27 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação das Relações Étnicos-Raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Valores Civilizatórios Afro-brasileiros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ladainhas de Capoeira | pt_BR |
Título: dc.title | ENTRE HISTÓRIA E LADAINHAS DE CAPOEIRA: UMA POSSÍVEL NARRATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Rodrigo Santiago da Silva Garcia.pdf | 2.33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700824/2/Rodrigo Santiago da Silva Garcia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons