Projeto Paideia: o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTrindade, Rafael Gorski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-31T14:50:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-31T14:50:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherProjeto Paideia: o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020) - TEXTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700823-
Resumo: dc.description.abstractO tema desta dissertação é sobre a Educação Política com estudantes do Ensino Fundamental em uma escola de Porto Alegre/RS. A atividade com os alunos foi desenvolvida ao longo do Projeto Paideia e da busca do lugar do Ensino de História para o desenvolvimento de habilidades importantes para a educação do cidadão. O trabalho também versa sobre a prática docente e as reflexões sobre a atuação do professor autor do Projeto e deste trabalho como propõe Ana Zavala (2015). A metodologia consiste em: a) uma análise do histórico do Projeto Paideia na escola; b) reestruturação e reescrita do Projeto Paideia para o ano de 2020; c) aplicação do projeto e análise da produção dos estudantes. A proposta se alinha ao entendimento de Joan Pagès, que diz que a educação para a democracia, como exposto por Maria Benevides (1996), é realizada com um caráter ativo e de intervenção social. As atividades exploraram os conceitos de democracia e cidadania, explorando-os historicamente, com aulas expositivas e oficinas. Para aprofundá-los, os estudantes organizaram uma eleição para Presidente da Escola, momento em que refletiram e propuseram soluções para o contexto escolar. O Projeto precisou ser alterado em decorrência da pandemia de COVID-19, sendo reorganizado para um contexto de atividades à distância. Como conclusões, a relação da história para a educação política pode não ser evidente aos alunos, no entanto, é possível perceber que operam com passado, presente e futuro, tanto nas propostas quanto nos questionamentos e na avaliação que fizeram sobre o projeto. O Projeto Paideia reestruturado foi incorporado no currículo da escola para futuras edições.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Políticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDemocraciapt_BR
Título: dc.titleProjeto Paideia: o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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