
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Trindade, Rafael Gorski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-31T14:50:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-31T14:50:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Projeto Paideia: o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020) - TEXTO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700823 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O tema desta dissertação é sobre a Educação Política com estudantes do Ensino Fundamental em uma escola de Porto Alegre/RS. A atividade com os alunos foi desenvolvida ao longo do Projeto Paideia e da busca do lugar do Ensino de História para o desenvolvimento de habilidades importantes para a educação do cidadão. O trabalho também versa sobre a prática docente e as reflexões sobre a atuação do professor autor do Projeto e deste trabalho como propõe Ana Zavala (2015). A metodologia consiste em: a) uma análise do histórico do Projeto Paideia na escola; b) reestruturação e reescrita do Projeto Paideia para o ano de 2020; c) aplicação do projeto e análise da produção dos estudantes. A proposta se alinha ao entendimento de Joan Pagès, que diz que a educação para a democracia, como exposto por Maria Benevides (1996), é realizada com um caráter ativo e de intervenção social. As atividades exploraram os conceitos de democracia e cidadania, explorando-os historicamente, com aulas expositivas e oficinas. Para aprofundá-los, os estudantes organizaram uma eleição para Presidente da Escola, momento em que refletiram e propuseram soluções para o contexto escolar. O Projeto precisou ser alterado em decorrência da pandemia de COVID-19, sendo reorganizado para um contexto de atividades à distância. Como conclusões, a relação da história para a educação política pode não ser evidente aos alunos, no entanto, é possível perceber que operam com passado, presente e futuro, tanto nas propostas quanto nos questionamentos e na avaliação que fizeram sobre o projeto. O Projeto Paideia reestruturado foi incorporado no currículo da escola para futuras edições. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 12,7 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Política | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Democracia | pt_BR |
| Título: dc.title | Projeto Paideia: o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons