Ensinar em tempos difíceis: gênero e sexualidade no Ensino de História – análise da BNCC, amparos legais e proposta de sequências didáticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJUNIOR, MAURI ZANIRATI SILVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-31T14:45:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-31T14:45:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherEnsinar em tempos difíceis: gênero e sexualidade no Ensino de História – análise da BNCC, amparos legais e proposta de sequências didáticas - TEXTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700822-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho visa analisar as possibilidades de uso em sala de aula das problemáticas do gênero e da sexualidade, em uma proposta de currículo pensado a partir da BNCC. O objetivo da dissertação foi o de construir uma série de sequências didáticas, que discutem e refletem sobre gênero e sexualidade em diferentes tempos e cenários históricos. Essas estão amparadas legalmente pela Base e outros dispositivos legais. Através da análise das três versões da nova Base se verificou o progressivo apagamento dessas questões, chegando ao resultado de zero menções diretas. Dessa forma, o material didático construído e proposto aqui, utilizou a estratégia de buscar nas entrelinhas possíveis brechas que justifiquem legalmente o uso desses conceitos como o foco de discussões na sala de aula de história. Uma das hipóteses construídas no trabalho é a de que o próprio cenário político Neoconservador do Brasil e do Mundo têm tolhido a sociedade e os currículos escolares de questões progressistas. Nesse sentido, esse trabalho também tem por objetivo servir de apoio a docentes que tenham interesse em utilizar essa problemática em sala. Se concluiu ser possível, ainda que a BNCC não cite diretamente gênero e sexualidade, construir materiais didáticos e trabalhar em sala de aula utilizando esse enfoque a partir da Base. O trabalho apresenta três sequências didáticas pensadas para cada um dos anos do Ensino Médio, mas com possibilidade de uso no Ensino Fundamental. Na construção delas se privilegiou temáticas e cenários históricos tradicionais do currículo, a saber: Idade Média, Brasil Colônia e II Guerra Mundial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent35,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequências didáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Título: dc.titleEnsinar em tempos difíceis: gênero e sexualidade no Ensino de História – análise da BNCC, amparos legais e proposta de sequências didáticaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons