PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NAS AULAS DE HISTÓRIA: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS COM ESTUDANTES DO 6º ANO

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBATTASSINI, GABRIELA DORS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-31T13:40:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-31T13:40:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherPATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NAS AULAS DE HISTÓRIA: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS COM ESTUDANTES DO 6º ANO - textopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700817-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo investiga o patrimônio arqueológico em sala de aula a partir de situações de ensino com estudantes do 6º ano, de uma escola estadual de Nova Petrópolis (RS). Buscou-se problematizar alguns patrimônios reconhecidos oficialmente pela cidade e pelos/as estudantes, para discutir seleções e ausências. A metodologia constitui-se como um estudo baseado nas proposições da ‘‘investigación práctica de la práctica de la enseñanza’’, da autora uruguaia Ana Zavala. A reflexão teórica relacionada à elaboração, aplicação e análise de um conjunto de aulas se apresenta como uma investigação sobre a própria prática de ensino de História. A revisão da literatura sobre patrimônio arqueológico envolveu a análise de materiais com viés educativo desenvolvidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a discussão das concepções que emergem a partir das dissertações do Mestrado Profissional em Patrimônio do IPHAN e a reflexão sobre experiências envolvendo arqueologia na escola. Na análise das situações de ensino foi possível verificar que a maioria dos/as estudantes consegue reconhecer que existem seleções feitas para se pensar a história da cidade, que estão marcadas por questões de poder e exclusão de determinados grupos. Os/as estudantes debateram perspectivas diferentes em relação à história do município, onde foi possível provocar um olhar para interesses e posições que constroem narrativas históricas. Assim, o patrimônio arqueológico possibilitou a subversão dos discursos oficiais, e passou a ser legitimado por estes estudantes. Os diálogos, as trocas, o espaço para a pergunta e a escuta, estimularam as participações dos/as estudantes e fortaleceram as relações pedagógicas. A partir do percurso reflexivo e do processo estabelecido, a própria dissertação tornou-se a dimensão propositiva desta pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,10 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio arqueológicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática docentept_BR
Título: dc.titlePATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NAS AULAS DE HISTÓRIA: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS COM ESTUDANTES DO 6º ANOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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