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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, CHRISTIAN ARNOLD | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-31T13:12:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-31T13:12:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINANDO OUTRAS HISTÓRIAS SOBRE A CASA DA FEITORIA VELHA ATRAVÉS DE UM ZINE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SÃO LEOPOLDO – RS - texto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700816 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação trata do estudo sobre a concepção e elaboração de um zine como uma proposta de ensino e aprendizagem de História na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais – a E.R.E.R.. Compreendendo um zine como um objeto cultural constituído artesanalmente com o intuito primordial de comunicar algo a alguém, propõe-se o estudo da concepção e elaboração de um zine, a E.R.E.R. no Zine: uma ação educacional antirracista ao colocar em primeiro plano a História e a Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena no ensino de História na rede pública de ensino fundamental do município de São Leopoldo - RS. No zine foram desenvolvidas outros ensinamentos sobre a história da Casa da Feitoria Velha/Museu do Imigrante, conhecida como a Casa do Imigrante, um bem cultural patrimonializado localizada na região da Feitoria em São Leopoldo, na perspectiva da Educação Patrimonial decolonizadora de saberes constituídos. Nestas perspectivas, o zine foi constituído como uma forma de conhecimento na contramão dos usos correntes do patrimônio histórico em São Leopoldo. Para tanto, este estudo está organizado em capítulos onde o contato com a História da Casa da Feitoria Velha me possibilitou o desvelamento de conhecimentos sobre os processos de visibilização e invisibilização da presença da história e da cultura indígena e africana em São Leopoldo. A partir da observância dos referenciais legais para o ensino e aprendizagem das diversidades étnico-raciais no ensino de História, propõe-se a concepção e elaboração do zine A E.R.E.R. no Zine objetivando o tensionamento das percepções vigentes sobre o patrimônio cultural do município, contribuindo para a educação das relações étnico-raciais numa cidade considerada o berço da imigração alemã para o Brasil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,75 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História e Cultura Africana e Indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fanzine | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Zine | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINANDO OUTRAS HISTÓRIAS SOBRE A CASA DA FEITORIA VELHA ATRAVÉS DE UM ZINE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SÃO LEOPOLDO - RS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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ChristianArnoldLeite-dissertacao-profhistoria2021.pdf | DISSERTAÇÃO CHRISTIAN ARNOLD LEITE | 6,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700816/2/ChristianArnoldLeite-dissertacao-profhistoria2021.pdfDownload |
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