ENSINANDO OUTRAS HISTÓRIAS SOBRE A CASA DA FEITORIA VELHA ATRAVÉS DE UM ZINE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SÃO LEOPOLDO - RS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, CHRISTIAN ARNOLD-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-31T13:12:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-31T13:12:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherENSINANDO OUTRAS HISTÓRIAS SOBRE A CASA DA FEITORIA VELHA ATRAVÉS DE UM ZINE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SÃO LEOPOLDO – RS - textopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700816-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação trata do estudo sobre a concepção e elaboração de um zine como uma proposta de ensino e aprendizagem de História na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais – a E.R.E.R.. Compreendendo um zine como um objeto cultural constituído artesanalmente com o intuito primordial de comunicar algo a alguém, propõe-se o estudo da concepção e elaboração de um zine, a E.R.E.R. no Zine: uma ação educacional antirracista ao colocar em primeiro plano a História e a Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena no ensino de História na rede pública de ensino fundamental do município de São Leopoldo - RS. No zine foram desenvolvidas outros ensinamentos sobre a história da Casa da Feitoria Velha/Museu do Imigrante, conhecida como a Casa do Imigrante, um bem cultural patrimonializado localizada na região da Feitoria em São Leopoldo, na perspectiva da Educação Patrimonial decolonizadora de saberes constituídos. Nestas perspectivas, o zine foi constituído como uma forma de conhecimento na contramão dos usos correntes do patrimônio histórico em São Leopoldo. Para tanto, este estudo está organizado em capítulos onde o contato com a História da Casa da Feitoria Velha me possibilitou o desvelamento de conhecimentos sobre os processos de visibilização e invisibilização da presença da história e da cultura indígena e africana em São Leopoldo. A partir da observância dos referenciais legais para o ensino e aprendizagem das diversidades étnico-raciais no ensino de História, propõe-se a concepção e elaboração do zine A E.R.E.R. no Zine objetivando o tensionamento das percepções vigentes sobre o patrimônio cultural do município, contribuindo para a educação das relações étnico-raciais numa cidade considerada o berço da imigração alemã para o Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,75 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória e Cultura Africana e Indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFanzinept_BR
Palavras-chave: dc.subjectZinept_BR
Título: dc.titleENSINANDO OUTRAS HISTÓRIAS SOBRE A CASA DA FEITORIA VELHA ATRAVÉS DE UM ZINE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SÃO LEOPOLDO - RSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons