Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOARES, DANIELA DE LIMA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-31T13:21:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-31T13:21:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | “Professora, e as mulheres nessa história toda?” Sujeitos invisíveis e as relações de gênero nas aulas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, reflexões a partir de uma narrativa literária - TEXTO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700799 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho buscou mobilizar a categoria gênero para reconhecer e incluir as mulheres na história ensinada. A fim de analisar minha própria prática pedagógica e compreender se, e como, ela estaria reproduzindo ou reforçando padrões e estereótipos de gênero historicamente hegemônicos – mesmo a considerando norteada por inquietações e engajamentos enquanto sujeita feminina e feminista no mundo. Portanto, tenho como objetivos: analisar os impactos que a inserção das mulheres nas narrativas históricas e no ensino de história teria na noção de história para as alunas e alunos, reconhecendo os discursos e as práticas que nomearam ou silenciaram as mulheres nesses processos; examinar os impactos que o trabalho com narrativas literárias escritas por mulheres e sobre mulheres causa na visão de história das alunas e alunos; problematizar a invisibilidade das mulheres nas narrativas históricas tradicionais; observar como a literatura pode ser utilizada na aula de história para que alunas e alunos possam desenvolver a habilidade de voltar-se para o passado, compreender o “outro” em “outro tempo”, sem perder o presente de vista. Partindo da ideia de exercitar a sensibilização para sujeitas e sujeitos invisibilizadas/os nas narrativas históricas tradicionais a partir da leitura de textos literários, elaborei uma sequência didática que se inicia com a leitura do conto Julgada por seus pares, de Susan Glaspell. A referida sequência possui cinco aulas de dois períodos cada e foi aplicada em duas turmas de nono ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Canoas, no segundo semestre de 2019. Durante a realização dessa atividade foram observadas as relações que se estabeleceram durante a prática, bem como as falas de alunas e alunas utilizando como metodologia a etnografia escolar ancorada em uma perspectiva feminista. Posteriormente, foi realizada a análise do material escrito pelas alunas e alunos a fim de perceber como a compreensão da narrativa histórica se dá quando inserimos a noção de marcas de gênero e de autoria feminina. Este trabalho se insere em um contexto em que é preciso defender a liberdade de ensinar de professoras e professores diante de ações de cerceamento da atividade docente referente às discussões de gênero no país. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,62 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História das Mulheres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sujeito universal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Susan Glaspell | pt_BR |
Título: dc.title | “Professora, e as mulheres nessa história toda?”: Sujeitos invisíveis e as relações de gênero nas aulas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, reflexões a partir de uma narrativa literária | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Daniela de Lima Soares.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700799/2/Daniela de Lima Soares.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons