“Professora, e as mulheres nessa história toda?”: Sujeitos invisíveis e as relações de gênero nas aulas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, reflexões a partir de uma narrativa literária

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOARES, DANIELA DE LIMA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-31T13:21:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-31T13:21:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.other“Professora, e as mulheres nessa história toda?” Sujeitos invisíveis e as relações de gênero nas aulas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, reflexões a partir de uma narrativa literária - TEXTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700799-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho buscou mobilizar a categoria gênero para reconhecer e incluir as mulheres na história ensinada. A fim de analisar minha própria prática pedagógica e compreender se, e como, ela estaria reproduzindo ou reforçando padrões e estereótipos de gênero historicamente hegemônicos – mesmo a considerando norteada por inquietações e engajamentos enquanto sujeita feminina e feminista no mundo. Portanto, tenho como objetivos: analisar os impactos que a inserção das mulheres nas narrativas históricas e no ensino de história teria na noção de história para as alunas e alunos, reconhecendo os discursos e as práticas que nomearam ou silenciaram as mulheres nesses processos; examinar os impactos que o trabalho com narrativas literárias escritas por mulheres e sobre mulheres causa na visão de história das alunas e alunos; problematizar a invisibilidade das mulheres nas narrativas históricas tradicionais; observar como a literatura pode ser utilizada na aula de história para que alunas e alunos possam desenvolver a habilidade de voltar-se para o passado, compreender o “outro” em “outro tempo”, sem perder o presente de vista. Partindo da ideia de exercitar a sensibilização para sujeitas e sujeitos invisibilizadas/os nas narrativas históricas tradicionais a partir da leitura de textos literários, elaborei uma sequência didática que se inicia com a leitura do conto Julgada por seus pares, de Susan Glaspell. A referida sequência possui cinco aulas de dois períodos cada e foi aplicada em duas turmas de nono ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Canoas, no segundo semestre de 2019. Durante a realização dessa atividade foram observadas as relações que se estabeleceram durante a prática, bem como as falas de alunas e alunas utilizando como metodologia a etnografia escolar ancorada em uma perspectiva feminista. Posteriormente, foi realizada a análise do material escrito pelas alunas e alunos a fim de perceber como a compreensão da narrativa histórica se dá quando inserimos a noção de marcas de gênero e de autoria feminina. Este trabalho se insere em um contexto em que é preciso defender a liberdade de ensinar de professoras e professores diante de ações de cerceamento da atividade docente referente às discussões de gênero no país.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,62 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória das Mulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectliteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectleiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsujeito universalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSusan Glaspellpt_BR
Título: dc.title“Professora, e as mulheres nessa história toda?”: Sujeitos invisíveis e as relações de gênero nas aulas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, reflexões a partir de uma narrativa literáriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons