Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Valquiria Magalhaes de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Delciana Goes da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAETANO, Leonardo Benedito Sarraf | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FARIAS, Walber do Carmo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FIALHO, Roberto Paulo Bibas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Eliza Souza da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-29T19:55:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-29T19:55:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Modelagem matemática: o problema do transporte do açaí | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700738 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse livro tem como vertente a Modelagem matemática – que pode ser usada tanto como um método científico de pesquisa quanto uma metodologia de ensino - aprendizagem. A modelagem consiste na transformação de problemas reais em modelos matemáticos. Nessa perspectiva trazemos como temática um problema da região Amazônica relacionado ao transporte do açaí, um fruto que movimenta a economia local, visto que, é consumido regionalmente e também exportado para o mercado nacional e internacional. Assim, apresentamos uma forma diferente da convencional de ensinar os objetos matemáticos: função de 1º grau, volume do tronco de cone e volume do paralelepípedo. A estratégia de ensino desses objetos matemáticos foi estabelecida por meio da investigação desse problema real, que reportou inúmeros dados relevantes. O levantamento de dados sobre o problema do transporte do açaí foi realizado mediante buscas bibliográficas em manuais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e por meio de escutas de trabalhadores ligados ao cultivo, processamento da polpa e ao transporte do açaí. Com o levantamento desses dados foram construídos os modelos matemáticos que serviram como embasamento para o ensino dos conteúdos matemáticos aqui abordados. Dessa maneira, esperamos que este livro venha trazer contribuições para a prática do docente de matemática que busca sair do método de ensino tradicional- definição, exemplo e exercícios- e que está em busca de uma metodologia de ensino ativa na qual o docente é um mediador dos conhecimentos matemáticos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1350 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | M o d e l a g e m M a t e m á t i c | - |
Palavras-chave: dc.subject | Função de 1º Grau | - |
Palavras-chave: dc.subject | Volume tronco de cone | - |
Palavras-chave: dc.subject | Volume do paralelepipedo | - |
Título: dc.title | Modelagem matemática: o problema do transporte do açaí | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Valquiria - Delciana - Walber.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700738/3/Livro Valquiria - Delciana - Walber.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: