Modelagem matemática: o problema do transporte do açaí

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Valquiria Magalhaes de-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Delciana Goes da-
Autor(es): dc.contributor.authorCAETANO, Leonardo Benedito Sarraf-
Autor(es): dc.contributor.authorFARIAS, Walber do Carmo-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorFIALHO, Roberto Paulo Bibas-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Eliza Souza da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-29T19:55:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-29T19:55:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-23-
identificador: dc.identifier.otherModelagem matemática: o problema do transporte do açaí-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700738-
Resumo: dc.description.abstractEsse livro tem como vertente a Modelagem matemática – que pode ser usada tanto como um método científico de pesquisa quanto uma metodologia de ensino - aprendizagem. A modelagem consiste na transformação de problemas reais em modelos matemáticos. Nessa perspectiva trazemos como temática um problema da região Amazônica relacionado ao transporte do açaí, um fruto que movimenta a economia local, visto que, é consumido regionalmente e também exportado para o mercado nacional e internacional. Assim, apresentamos uma forma diferente da convencional de ensinar os objetos matemáticos: função de 1º grau, volume do tronco de cone e volume do paralelepípedo. A estratégia de ensino desses objetos matemáticos foi estabelecida por meio da investigação desse problema real, que reportou inúmeros dados relevantes. O levantamento de dados sobre o problema do transporte do açaí foi realizado mediante buscas bibliográficas em manuais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e por meio de escutas de trabalhadores ligados ao cultivo, processamento da polpa e ao transporte do açaí. Com o levantamento desses dados foram construídos os modelos matemáticos que serviram como embasamento para o ensino dos conteúdos matemáticos aqui abordados. Dessa maneira, esperamos que este livro venha trazer contribuições para a prática do docente de matemática que busca sair do método de ensino tradicional- definição, exemplo e exercícios- e que está em busca de uma metodologia de ensino ativa na qual o docente é um mediador dos conhecimentos matemáticos.-
Tamanho: dc.format.extent1350-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectM o d e l a g e m M a t e m á t i c-
Palavras-chave: dc.subjectFunção de 1º Grau-
Palavras-chave: dc.subjectVolume tronco de cone-
Palavras-chave: dc.subjectVolume do paralelepipedo-
Título: dc.titleModelagem matemática: o problema do transporte do açaí-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais