Geografia e seus lugares na sala de aula: Reflexões a partir de uma sequência pedagógica e avaliativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPinto, Marco Antonio Tavares-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lincoln Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-27T14:02:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-27T14:02:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-
identificador: dc.identifier.otherGeografia e seus lugares na sala de aula_Pinto_Silva_2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700663-
Resumo: dc.description.abstractO livro mostra uma experiência pedagógica e avaliativa em escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Fruto de uma pesquisa sobre ensino humanístico de Geografia e a concepção de lugar na ressignificação da sala de aula, possui também elementos que podem ser adaptados para outras disciplinas. Ademais, se destina a docentes das redes pública e privada de ensino que considerem válida a ampliação do diálogo entre educadores e educandos. Com base nessa premissa, o percurso contou também com a perspectiva dos estudantes para desenvolver e realizar propostas pedagógicas e avaliativas compatíveis com o seu entendimento Isso porque, além dos temas geográficos, as abordagens pedagógicas valorizam os aspectos socioemocionais presentes no cotidiano escolar. Sob um ponto de vista “geográfico-pedagógico”, o conceito de lugar foi adotado como central na abordagem dos temas a serem apresentados aos educandos no decorrer da Sequência Pedagógico-Avaliativa. Na tentativa de facilitar, ampliar e usufruir do diálogo em sala de aula, o “lugar” escola – instituição escolar – foi tomado como referência inicial. Posteriormente e de forma contínua, o “lugar” sala de aula também foi abordado, além de outros, devido ao interesse em dialogar sobre os conflitos que nela ocorrem, além de trabalhar com a ideia de escalas de lugar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent36238Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência pedagógica e avaliativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLugarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de aulapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Geográficapt_BR
Título: dc.titleGeografia e seus lugares na sala de aula: Reflexões a partir de uma sequência pedagógica e avaliativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Ensino em Educação Básica do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica do CAp-UERJpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacional vinculado à dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons