Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinto, Marco Antonio Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Lincoln Tavares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-27T14:02:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-27T14:02:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Geografia e seus lugares na sala de aula_Pinto_Silva_2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700663 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro mostra uma experiência pedagógica e avaliativa em escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Fruto de uma pesquisa sobre ensino humanístico de Geografia e a concepção de lugar na ressignificação da sala de aula, possui também elementos que podem ser adaptados para outras disciplinas. Ademais, se destina a docentes das redes pública e privada de ensino que considerem válida a ampliação do diálogo entre educadores e educandos. Com base nessa premissa, o percurso contou também com a perspectiva dos estudantes para desenvolver e realizar propostas pedagógicas e avaliativas compatíveis com o seu entendimento Isso porque, além dos temas geográficos, as abordagens pedagógicas valorizam os aspectos socioemocionais presentes no cotidiano escolar. Sob um ponto de vista “geográfico-pedagógico”, o conceito de lugar foi adotado como central na abordagem dos temas a serem apresentados aos educandos no decorrer da Sequência Pedagógico-Avaliativa. Na tentativa de facilitar, ampliar e usufruir do diálogo em sala de aula, o “lugar” escola – instituição escolar – foi tomado como referência inicial. Posteriormente e de forma contínua, o “lugar” sala de aula também foi abordado, além de outros, devido ao interesse em dialogar sobre os conflitos que nela ocorrem, além de trabalhar com a ideia de escalas de lugar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 36238Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência pedagógica e avaliativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lugar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Geográfica | pt_BR |
Título: dc.title | Geografia e seus lugares na sala de aula: Reflexões a partir de uma sequência pedagógica e avaliativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica do CAp-UERJ | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional vinculado à dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Geografia e seus lugares na sala de aula_Pinto_Silva_2021.pdf | 36,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700663/2/Geografia e seus lugares na sala de aula_Pinto_Silva_2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons