Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Moura, Alini de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Jaqueline Rocha Borges dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-25T00:12:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-25T00:12:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://ampllaeditora.com.br/publicacoes/2223/ | - |
identificador: dc.identifier.other | PlanodeCuidadoFarmaceutico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700617 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A compreensão sobre diabetes e como os cuidados devem ser planejados, desafia o cotidiano dos profissionais da saúde à melhor conduta para garantia da qualidade de vida. Nesse campo, entende-se que o processo de educação continuada e permanente tanto aos trabalhadores da saúde, como aos pacientes/usuários; é requerida. O planejamento do processo de cuidado agrega o diálogo entre os profissionais e pacientes/usuários, a partir da definição e da pactuação conjunta. Naturalmente, somam-se medidas farmacológicas e não farmacológicas, pensadas cuidadosamente, etapa por etapa, fortemente dialogadas e sustentadas por referencial científico sobre o tema. Esse é um aspecto que não pode ser perdido de vista, já que as construções são validadas diante da ciência, do que tem peso qualitativo e evidência com desfecho conclusivo. Nesse sentido, entende-se que a garantia do bem-estar e da qualidade ao viver, perpassam a participação de atores e atrizes que colaboram ao cotidiano do paciente/usuário com diagnóstico de diabetes. No contexto da atuação desses atores e atrizes, está o conceito de interprofissionalidade em saúde, emergindo de forma positiva à melhoria dos serviços e ao modelo de prática com o cuidado centrado ao paciente/usuário, família e sociedade; em que a comunicação e o construir entre, com e junto são habilidades e competências necessárias à formação. A educação em saúde é considerada uma conduta importante à prevenção e à promoção da saúde, sinalizada como medida não farmacológica aos pacientes/usuários com diabetes. A disponibilidade de compreender o estabelecido em um processo de cuidado, exige do profissional da saúde o conhecimento prático projetado à habilidade de comunicação com linguagem acessível e clara. Soma-se a abertura para a compreensão mútua, a partir de vínculo estabelecido entre profissional e paciente/usuário. Vale considerar que em muitas situações, o plano de cuidado pactuado será concretizado com o/a cuidador/a. Nesse sentido, agrega-se o empenho ao entendimento fidedigno do plano de cuidado; igualmente necessário ao próprio paciente/usuário. Muitas vezes, situações que parecem simples aos olhos de um profissional da saúde, são complexas na compreensão do paciente/usuário e cuidador; ou são interpretadas de maneira diferente da que foi exposta. Por essa razão, ao final de um diálogo com caráter educativo e para orientação, faz-se necessário o pedido para que o paciente/usuário ou seu cuidador, repita o que foi orientado; para que tenhamos a efetiva pactuação do processo de cuidado e da adoção de medidas ao cotidiano. O profissional farmacêutico é considerado essencial à execução do plano de cuidado, uma vez que a partir do histórico sobre as necessidades em saúde, realiza uma avaliação e elabora um plano de cuidado de maneira individualizada; acompanhada do seguimento farmacoterapêutico. Embora no Brasil as modificações na formação farmacêutica sejam recentes à garantia de competências ao processo de cuidado, esforços são movidos para a educação continuada e atualizada. Nesse cenário, tem-se a prática do cuidado farmacêutico, apontada no cerne da relação farmacêutico-paciente, para alavancar o diferencial gerado ao dia a dia do paciente. Por essa razão, propomos com esse livro uma reflexão sobre uma proposta de cuidado farmacêutico ao paciente com diabetes tipo 1, para agregar ao profissional farmacêutico a necessidade de práticas planejadas e aplicáveis. Espera-se que a leitura seja agradável e clara para somar à adesão de condutas profissionais no contexto do cuidado farmacêutico ao paciente/usuário com diabetes tipo 1. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,62MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Diabetes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diabéticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Farmacêuticos e pacientes | pt_BR |
Título: dc.title | Plano de cuidado farmacêutico ao paciente com Diabetes Mellitus tipo 1 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PlanodeCuidadoFarmaceutico.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700617/2/PlanodeCuidadoFarmaceutico.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons