
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Franklin, Brenda | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Maria Machado de Sena, Rosa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva Castilho, Weimar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-25T14:26:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-25T14:26:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700614 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Prezados leitores, este material apresenta uma sequência didática voltada para a disciplina de biologia que aborda os temas sistema digestório humano e alimentação saudável. Destina-se principalmente às turmas de segundo ano do ensino médio, para as quais o assunto de digestão humana está presente como componente curricular. No entanto, nada impede de se trabalhar tal temática com outras séries se assim for pertinente. Desenvolveu-se essa sequência didática a fim de proporcionar aos estudantes uma melhor compreensão do sistema digestório humano e permitir a promoção da alimentação saudável. Em virtude do cenário de pandemia do coronavírus, projetou-se a sequência para ser aplicada ao ensino remoto, podendo ser readaptada ao método de ensino presencial. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas instituições de ensino se torna um importante instrumento de promoção de saúde e qualidade de vida. Frente a isso, a Lei nº 13.666, de 16 de maio de 2018 instituiu a inclusão do tema transversal da EAN no currículo escolar brasileiro (BRASIL, 2018). Tal modificação fomenta os ideais de uma formação ampla e humana, com o conteúdo curricular relacionado à vida extraescolar, para que os estudantes sejam ativos na formação do seu próprio conhecimento. A sequência didática objetivou favorecer a aprendizagem, qualificar o processo educacional e ser um elo entre o conteúdo curricular e a aprendizagem efetiva, sendo caracterizada como Produto Educacional oriundo da dissertação “Educação alimentar e nutricional na formação integral: uma sequência didática” apresentada ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | alimentação, formação integral, seguência didática | pt_BR |
| Título: dc.title | ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | ProfEPT | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PRODUTO_BRENDA_FRANKLIN.pdf | ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | 8.55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700614/2/PRODUTO_BRENDA_FRANKLIN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons