Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins - UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Falcão, Giovanna Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-24T12:20:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-24T12:20:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-11-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3698/1/Giovanna%20Costa%20Falc%c3%a3o%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Giovanna Costa Falcão - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700596 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O grupo focal (GF) é uma técnica de coleta de dados que incentiva o pensamento crítico a partir da interação, muito utilizada em pesquisas qualitativas. O formato on-line do GF passou a ser uma realidade com o advento da pandemia da COVID-19 para continuidade das pesquisas. Esta técnica foi empregada na construção do Modelo Lógico (ML) nacional do Programa Saúde na Escola (PSE), que é um programa dos Ministérios da Saúde e Educação desenvolvido nas escolas e territórios da Atenção Primária à Saúde nos municípios brasileiros. O objetivo da pesquisa foi analisar o uso da técnica de GF em formato on-line na elaboração do ML do PSE. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com profissionais envolvidos com o PSE nos estados brasileiros sorteados a partir dos critérios: um para regiões com até cinco estados e dois para regiões com mais de cinco estados, totalizando 7 estados. Os encontros foram agendados com os representantes estaduais do PSE, que receberam informações prévias sobre o objetivo, a dinâmica, os produtos a serem construído e o link para acessar a plataforma virtual Google Meet. Foram realizados 8 encontros com variação de 4 a 15 participantes, totalizando 62 pessoas. A técnica de GF no formato on-line apresentou boa adesão e demonstrou-se adequada para elaboração do ML do PSE, não sendo detectadas diferenças de acurácia entre a metodologia referente aos GFs presenciais. O procedimento permitiu o debate e a captação de contribuições necessárias à elaboração do ML. Aspectos positivos são a participação simultânea de pessoas em locais diferentes geograficamente distantes, a economia de tempo e de orçamento, tendo em vista o não deslocamento. Em contrapartida, a fácil dispersão e falhas de conexão com a internet apareceram como pontos que devem ser previstos para que diminuam a dificuldade na interação do GF, garantam a otimização do tempo e a participação dos presentes. Recomenda-se o GF on-line para desenvolvimento de trabalhos similares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.58 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programas nacionais de saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Coleta de dados | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Qualitative research | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | National health programs | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Data collection | pt_BR |
Título: dc.title | Análise da técnica de grupo focal on-line na elaboração do modelo lógico do programa saúde na escola | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino em Ciência e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Giovanna Costa Falcão - Dissertação.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700596/2/Giovanna Costa Falcão - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons