Análise da técnica de grupo focal on-line na elaboração do modelo lógico do programa saúde na escola

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantins - UFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFalcão, Giovanna Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-24T12:20:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-24T12:20:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-11-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3698/1/Giovanna%20Costa%20Falc%c3%a3o%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf-
identificador: dc.identifier.otherGiovanna Costa Falcão - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700596-
Resumo: dc.description.abstractO grupo focal (GF) é uma técnica de coleta de dados que incentiva o pensamento crítico a partir da interação, muito utilizada em pesquisas qualitativas. O formato on-line do GF passou a ser uma realidade com o advento da pandemia da COVID-19 para continuidade das pesquisas. Esta técnica foi empregada na construção do Modelo Lógico (ML) nacional do Programa Saúde na Escola (PSE), que é um programa dos Ministérios da Saúde e Educação desenvolvido nas escolas e territórios da Atenção Primária à Saúde nos municípios brasileiros. O objetivo da pesquisa foi analisar o uso da técnica de GF em formato on-line na elaboração do ML do PSE. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com profissionais envolvidos com o PSE nos estados brasileiros sorteados a partir dos critérios: um para regiões com até cinco estados e dois para regiões com mais de cinco estados, totalizando 7 estados. Os encontros foram agendados com os representantes estaduais do PSE, que receberam informações prévias sobre o objetivo, a dinâmica, os produtos a serem construído e o link para acessar a plataforma virtual Google Meet. Foram realizados 8 encontros com variação de 4 a 15 participantes, totalizando 62 pessoas. A técnica de GF no formato on-line apresentou boa adesão e demonstrou-se adequada para elaboração do ML do PSE, não sendo detectadas diferenças de acurácia entre a metodologia referente aos GFs presenciais. O procedimento permitiu o debate e a captação de contribuições necessárias à elaboração do ML. Aspectos positivos são a participação simultânea de pessoas em locais diferentes geograficamente distantes, a economia de tempo e de orçamento, tendo em vista o não deslocamento. Em contrapartida, a fácil dispersão e falhas de conexão com a internet apareceram como pontos que devem ser previstos para que diminuam a dificuldade na interação do GF, garantam a otimização do tempo e a participação dos presentes. Recomenda-se o GF on-line para desenvolvimento de trabalhos similares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.58 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProgramas nacionais de saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectColeta de dadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQualitative researchpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNational health programspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectData collectionpt_BR
Título: dc.titleAnálise da técnica de grupo focal on-line na elaboração do modelo lógico do programa saúde na escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino em Ciência e Saúdept_BR
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