Entre olhares, escutas e palavras: estratégias de cuidar, ensinar e pesquisar na saúde da família em Rondônia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira, Katia Fernanda Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorMoura, Cleson Oliveira de-
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Daiana Evangelista Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-24T21:18:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-24T21:18:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://ampllaeditora.com.br/publicacoes/2250/-
identificador: dc.identifier.otherEntreOlharesEscutasePalavraspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700572-
Resumo: dc.description.abstractO Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE foi criado em 2017 e é oferecido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO, em parceira com diversas instituições brasileiras renomadas, entre elas, a Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Desde sua concepção até o momento foram formadas duas turmas e a terceira, encontra-se em franco processo de formação. Neste período, com vistas ao trabalho de conclusão, os mestrandos têm se empenhado no desenvolvimento de pesquisas a partir dos problemas vivenciados na prática da atenção primária à saúde em Rondônia e neste livro, os capítulos apresentam os resultados de pesquisas de mestrandos da segunda turma PROFSAÚDE/UNIR. Ao mesmo tempo, no intuito de fomentar a participação e contribuição científica entre os estudantes do programa, também foram incluídos estudos de mestrandos da terceira turma. É importante informar que dois capítulos tiveram a participação de residentes em saúde da família – UNIR, devido a interação e trabalho conjunto com os mestrandos. O primeiro capítulo, “Práticas colaborativas e interprofissionais dos preceptores de enfermagem, odontologia e medicina em um município no norte do brasil”, de Camila Pardo Dala Riva, Kátia Fernanda Alves Moreira, Daiana Evangelista Rodrigues Fernandes, Jeanne Lúcia Gadelha Freitas, Cleson Oliveira de Moura e Débora Cecília Chaves de Oliveira, traz a temática da educação interprofissional e prática interprofissional colaborativa, no âmbito da preceptoria em saúde. O segundo capítulo, intitulado “Intervenção educativa com uma equipe de saúde da família em relação a práticas interdisciplinares colaborativas: um estudo quase-experimental”, dos autores Arlindo Gonzaga Branco Júnior, Kátia Fernanda Alves Moreira, Edson dos Santos Farias, Daiana Evangelista Rodrigues Fernandes, Cleson Oliveira de Moura e Karla da Silva Guimarães Rocha, continua abordando e discutindo a temática da interprofissionalidade, porém agora com a equipe de saúde da família. Na sequência, o terceiro capítulo, com o título “Acesso e qualidade à saúde da criança no Estado de Rondônia – revelações do programa de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica”, dos autores Filipe Souza de Azevedo, Ana Lúcia Escobar e Janne Monteiro Cavalcante, versa sobre atenção integral à saúde da criança, no contexto da atenção primária à saúde. Em seguida, o quarto capítulo, “Homem não vai à UBS! Uma investigação sobre processos formativos e atenção à saúde do homem em Porto Velho/RO”, dos autores Cristiane Czarnecki Mayorquim, Rafael Fonseca de Castro, Edson dos Santos Farias e Maria de Fátima Antero Sousa Machado, discute a formação para atenção à saúde do homem a partir das percepções de profissionais da atenção primária à saúde. O quinto, com o título “Aconselhamento e testagem rápida para o HIV: percepções de enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família de uma capital da Amazônia Brasileira”, elaborado por Gennyffer Ferreira do Nascimento, Daiana Evangelista Rodrigues Fernandes, Kátia Fernanda Alves Moreira, Jeanne Lúcia Gadelha Freitas, Aldrin de Sousa Pinheiro e Elileide Froes Jacome, aborda o processo de testagem rápida para o HIV no âmbito das equipes de saúde da família. O sexto capítulo, “Implantação de uma plataforma de exercícios online para profissionais de saúde em tempo de pandemia”, dos autores Marcelo Thiago Balthazar Corrêa, Fernanda Mello Ortigosa Nogueira, Priscilla Perez da Silva Pereira, Jeanne Lúcia Gadelha Freitas, Edson dos Santos Farias e Josivana Pontes dos Santos, relata a experiência na implementação de um programa de exercícios físicos de maneira remota. Por fim, o capítulo sete, “Serviços odontológicos na atenção primária em saúde no Brasil: uma revisão de literatura”, da autoria de Samuel Barbosa Macedo, Priscilla Perez da Silva Pereira, Cleson Oliveria de Moura, Jeanne Lúcia Gadelha Freitas e Ana Claudia Morais Godoy Figueiredo, apresenta a evolução histórica dos cuidados de saúde bucal em atenção primária à saúde no Brasil. Boa leitura!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,07MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSaúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e pesquisapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da famíliapt_BR
Título: dc.titleEntre olhares, escutas e palavras: estratégias de cuidar, ensinar e pesquisar na saúde da família em Rondôniapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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