Análise do impacto da educação em saúde no engajamento dos idosos sobre o autocuidado durante a pandemia do Covid-19

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantins - UFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Fellipe Camargo Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-24T13:46:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-24T13:46:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-28-
identificador: dc.identifier.otherFellipe Camargo Ferreira Dias - Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700564-
Resumo: dc.description.abstractO envelhecimento populacional no Brasil acentuou-se desde a década de 80, devido a redução das taxas de mortalidade, aumento da longevidade e principalmente menor taxa de natalidade. O autocuidado consiste na capacidade do indivíduo de executar ações, consciente e deliberadamente, em seu benefício para manutenção de sua vida, saúde e bem-estar. É nessa perspectiva que recentemente começou-se a observar a necessidade de mudança dos modelos educacionais para o melhor cuidado à saúde do idoso. A mais recente visão da prática médica que se propõe como um recurso de soluções sustentáveis denomina-se Medicina Translacional (MT), sendo considerada uma evolução da Medicina Baseada em Evidências. Essa visão baseia-se na associação das ciências básicas, sociais e políticas com a finalidade de aperfeiçoar os cuidados aos pacientes. Nesse contexto, são necessárias investigações sobre melhores meios de se alcançar, através da educação e considerando as demandas médicas e sociais, a melhoria da saúde da população. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma metodologia de intervenção educacional que proporcionasse ao idoso um maior engajamento no cuidado com a saúde. Esse é um estudo do tipo quase-experimental. Foram incluídos no estudo 10 idosos matriculados na Universidade da Maturidade que, após a aplicação de questionários para identificação e caracterização socioeconômica e médica, foram submetidos ao pré-teste com o formulário de avaliação do autocuidado durante a pandemia de COVID-19 e com a Escala de Avaliação da Capacidade de Autocuidado (ASA-A). A proposta da intervenção educacional foi construída com fundamentação nos conceitos de MT e, foi elaborado um roteiro de consulta pelos autores, sendo denominada metodologia RECRIADA. A avaliação pós-teste evidenciou resultado positivo e significativo (P=0,001) para a melhora no engajamento do idoso no autocuidado com a saúde. Concluímos que a metodologia RECRIADA possibilitou a melhora no autocuidado dos idosos. Sugerimos que outros estudos possam avaliar essa metodologia em maiores populações, com diferentes características e por um período maior. Acreditamos que a telemedicina apoiada em estratégias educacionais com base na MT pode ser uma ferramenta de cuidado a saúde dos idosos, incluindo o autocuidado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.25 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIdosospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMedicina Translacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutocuidadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTelemedicinapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectElderlypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranslational Medicinept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSelf-Carept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTelemedicinept_BR
Título: dc.titleAnálise do impacto da educação em saúde no engajamento dos idosos sobre o autocuidado durante a pandemia do Covid-19pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino em Ciência e Saúdept_BR
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