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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins - UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Martin Dharlle Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-24T13:16:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-24T13:16:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Martin Dharlle Oliveira Santana - Dissertação.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700561 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os lazeres dos docentes que lecionam em Instituições de Ensino Superior estão em declínio. Historicamente esses profissionais sempre foram sobrecarregados com duplas ou triplas jornadas de trabalho, sendo que muitos acabam deixando de lado as práticas do lazer. Fato este tão importante para a promoção da sua qualidade de vida. Desse modo, o objetivo geral desta dissertação foi descrever a influência do lazer no processo de ensinagem de docentes da Universidade Estadual do Tocantins. Para tanto, a abordagem de metodologia utilizada na pesquisa foi a qualitativa, envolvendo o estado da Arte, aplicação da técnica em grupo focal via webconferência. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Na coleta de dados foi utilizado um guia tema com as perguntas com duração de duas horas, sendo o termo de consentimento livre e esclarecido assinado por expressão oral. A coleta dos dados ocorreu em outubro de 2020 com oito docentes que se enquadravam nos critérios de inclusão da pesquisa. Para tanto, produziu-se três artigos, sendo o primeiro intitulado “O lazer e saúde como elemento influenciador do processo de ensinagem de docentes”, no qual foi feita uma revisão sistemática do lazer e saúde dos docentes, relacionando com o ensino dos estudantes, percebendo assim, a importância dessas práticas para a saúde do profissional docente, contribuindo para o processo de ensinagem. O segundo sob o título “Conhecimentos e práticas de lazer entre docentes: uma perspectiva de trabalho e saúde” onde se abordou os conhecimentos e as principais práticas de lazer dos docentes relacionando-as com o trabalho e saúde desse profissional, sendo possível concluir que na sua percepção o lazer não tem envolvimento com o trabalho, além de representar o distanciamento das obrigações, sendo suas principais atividades de lazer é viajar, assistir filmes e séries, ouvir músicas entre outras. Logo, um trabalhador precisa estar com o bem estar, físico, mental e espiritual preservados para executarem suas funções e o lazer pode ser um agente proporcionante desta saúde. No terceiro artigo “Quando o lazer influencia no ensino na Universidade Estadual do Tocantins” promovemos uma visão sobre a influência do lazer dos professores sobre o ensino ministrado para os estudantes, constatando que o docente que insere atividades de lazer em seu cotidiano realiza as práticas de ensino com mais facilidade e o processo de ensinagem é efetivado para o estudante. Destarte, acredita-se que por meio desta dissertação o lazer proporciona saúde para o docente e que por intermédio desse melhora a qualidade do ensino ministrado para os seu público. Nesse sentido, investimentos em educação continuada para os docentes referentes ao conhecimento dessas práticas e sua importância são fundamentais para ampliação da prática do lazer, pois o excesso de trabalho favorece o aparecimento de patologias e síndromes, como o Burnout, por exemplo. A organização de espaços de lazer no local estudado é imprescindível para a melhoria da qualidade de vida desses profissionais tanto de forma pessoal quanto profissional, promovendo assim, o que todo docente e discente almeja, que é um ensino de qualidade e uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.95 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades de Lazer | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino; Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leisure activities | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching; Health | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | College education | pt_BR |
Título: dc.title | A influência do lazer no processo de ensinagem de docentes universitários | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino em Ciência e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Martin Dharlle Oliveira Santana - Dissertação.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700561/2/Martin Dharlle Oliveira Santana - Dissertação.pdfDownload |
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