Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins - UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Tatiana Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-24T12:35:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-24T12:35:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tatiana Costa Martins - Dissertação.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700558 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A partir do problema de pesquisa acerca de como desenvolver a autonomia do aprendente na Educação Infantil, delimitou-se o objetivo de desenvolver uma estratégia pedagógica para estruturação didática que estimule a autonomia do aprendente na Educação Infantil, tendo na Análise de Conteúdo o mecanismo principal do percurso metodológico, estruturando as etapas de aprofundamento, validação teórica e verificação de pertinência teórica da estratégia. Partiu-se da concepção de que a autonomia é um processo espontâneo e mediado pelo outro e pelo mundo, de maneira que se efetiva na medida em que as relações são férteis para tal, referindo-se à própria complexidade do ser. Na fase I, estruturação do constructo teórico, o tripé interativo condutor da pesquisa descritiva exploratória estruturou-se em conceitos já existentes: Complexidade, Dialogia e Participação. Seguiram-se as fases de construção dos dados a partir da técnica de entrevista em profundidade e grupo focal, compondo respectivamente as fases II e III. A delimitação do corpus de análise da pesquisa se deu pela definição dos códigos, sendo os próprios campos propostos na estratégia. Para cada campo a análise dos dados dialogou com as proposições teóricas iniciais, inferindo um caráter dinâmico e em movimento à apresentação visual da estratégia, caracterizando a transversalidade como fio condutor de dialogia entre todos os elementos que constituem a Estratégia Pedagógica Concêntrica ao Ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.66 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Mediation | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomy | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
Título: dc.title | Estratégia pedagógica concêntrica ao ensino: construção da autonomia na educação infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino em Ciência e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Tatiana Costa Martins - Dissertação.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700558/2/Tatiana Costa Martins - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons