Estratégia pedagógica concêntrica ao ensino: construção da autonomia na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantins - UFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Tatiana Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-24T12:35:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-24T12:35:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-24-
identificador: dc.identifier.otherTatiana Costa Martins - Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700558-
Resumo: dc.description.abstractA partir do problema de pesquisa acerca de como desenvolver a autonomia do aprendente na Educação Infantil, delimitou-se o objetivo de desenvolver uma estratégia pedagógica para estruturação didática que estimule a autonomia do aprendente na Educação Infantil, tendo na Análise de Conteúdo o mecanismo principal do percurso metodológico, estruturando as etapas de aprofundamento, validação teórica e verificação de pertinência teórica da estratégia. Partiu-se da concepção de que a autonomia é um processo espontâneo e mediado pelo outro e pelo mundo, de maneira que se efetiva na medida em que as relações são férteis para tal, referindo-se à própria complexidade do ser. Na fase I, estruturação do constructo teórico, o tripé interativo condutor da pesquisa descritiva exploratória estruturou-se em conceitos já existentes: Complexidade, Dialogia e Participação. Seguiram-se as fases de construção dos dados a partir da técnica de entrevista em profundidade e grupo focal, compondo respectivamente as fases II e III. A delimitação do corpus de análise da pesquisa se deu pela definição dos códigos, sendo os próprios campos propostos na estratégia. Para cada campo a análise dos dados dialogou com as proposições teóricas iniciais, inferindo um caráter dinâmico e em movimento à apresentação visual da estratégia, caracterizando a transversalidade como fio condutor de dialogia entre todos os elementos que constituem a Estratégia Pedagógica Concêntrica ao Ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.66 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMediação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeachingpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Mediationpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
Título: dc.titleEstratégia pedagógica concêntrica ao ensino: construção da autonomia na educação infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino em Ciência e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons