Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins - UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias Neto, José de Ribamar Leonel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-24T12:10:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-24T12:10:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | José de Ribamar Leonel Dias Neto - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700557 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Etnomatemática é um programa de investigação cuja preocupação centra-se na compreensão das manifestações matemáticas desenvolvidas por diferentes grupos culturais, ou por grupos de pessoas no decurso do seu trabalho ou durante aspectos das suas vidas. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar a produção de pesquisas em Educação do Campo que tematizam o uso da Etnomatemática, utilizando como método o estudo de revisão integrativa da literatura. Foram incluídos estudos publicados em 1998 até o ano 2020 disponíveis no repositório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Google Acadêmico. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra foi composta por 12 estudos, possibilitando depreender que o mapeamento das evidências mostrou que, em relação tipo de produção, 67% são dissertações de mestrado, 25% são artigos científicos e 8% teses de doutorado. Por conseguinte, oportunizando a conclusão de que as publicações sobre Educação do Campo que tematizaram o uso da Etnomatemática convergem com a ideia de que é preciso valorizar a produção do conhecimento matemático socialmente adquirido e, nesse sentido, a escola do campo precisa constantemente refletir e reformular suas práticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.11 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção acadêmica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | thnomathematics | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teaching | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rural Education | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Academic production | pt_BR |
Título: dc.title | Um olhar em relação à produção de pesquisas em Educação do Campo que tematizam o uso da etnomatemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino em Ciência e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
José de Ribamar Leonel Dias Neto - Dissertação.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700557/2/José de Ribamar Leonel Dias Neto - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons