Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Medeiros, Willian da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brancher, Vantoir Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Auler, Neiva Maria Frizon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-23T15:35:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-23T15:35:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dead.iffarroupilha.edu.br/course/view.php?id=413 | - |
identificador: dc.identifier.other | ProdutoEducacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700539 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo discute a produção de uma proposta de ambiente virtual de formação permanente de professores de Biologia da Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM produzido através da Plataforma Moodle. Este é um estudo de natureza qualitativa (TRIVIÑOS, 1987) que se utiliza dos pressupostos teórico-metodológicos da Design Science Research – DSR para a condução dos procedimentos de concepção, produção, avaliação e aperfeiçoamento da proposta de ambiente virtual, o artefato. Foram colaboradores dessa investigação seis professores de Biologia que atuam na EPTNM de um instituto federal de educação no estado do Rio Grande do Sul. Nos aproximamos das construções teóricas de Nóvoa ( 1995a, 1995b, 2002), Imbernón ( 2009), Freire ( 2001) e Carvalho e Gil-Pérez ( 2011) sobre formação de professores e de Lévy ( 1998a, 1998b, 1999) e Demo ( 2008) acerca da construção de inteligências coletivas em ambientes virtuais, como referenciais para a elaboração dessa proposta. As avaliações dos colaboradores apontam o potencial formativo da proposta e seus espaços coletivos de reflexão e (re)construção de saberes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5333 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | O professor de Biologia e a Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de ambiente virtual para (re)construção coletiva de saberes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacional.pdf | Artigo descrevendo o processo de concepção, construção e avaliação do produto educacional. | 5,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700539/2/ProdutoEducacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons