Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mota, José Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lira, Andréa de Lucena | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Gabriel Ribeiro Barbosa da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Chaves, Gabriele Targino Eugênio Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paz, Ana Luísa Diniz Ávila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Rubia Quaresma de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferraz, Julia Maria Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-23T14:47:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-23T14:47:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://classroom.google.com/u/1/c/MjI1OTk1MTgwMDk1 | - |
identificador: dc.identifier.other | Curso de Acessibilidade | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | PPC do Curso de Acessibilidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700537 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional trata da acessibilidade de materiais didáticos imagéticos para discentes com deficiência visual nos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), enfatizando o papel fundamental que o professor desempenha em proporcionar ou não condições para acesso equitativo a seu material de ensino. Patenteou-se a necessidade de estudar e propor estratégias de auxílio aos professores e técnicos educacionais para que atendam de forma mais plena às heterogêneas necessidades de aprendizagem dos alunos que assistem. Como proposta de produto educacional, optamos pelo desenvolvimento de um curso de acessibilidade a conteúdos visuais em AVEA, no formato EAD, estabelecendo uma relação entre audiodescrição (AD), conteúdo interativo e leitores de tela, objetivando habilitar os participantes para usarem a AD como ferramenta pedagógica. O curso torna-se importante para difundir o conhecimento sobre recursos de tecnologia assistiva digitais e os efeitos transformadores que tais saberes exercem em multiplicar os agentes da inclusão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 700kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Curso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual | pt_BR |
Título: dc.title | Curso de Acessibilidade Visual | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Inclusão | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Curso Acessibilidade.pdf | Descrição dos pontos e temas abordados no curso | 441,21 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700537/2/Curso Acessibilidade.pdfDownload |
Projeto pedagógico.pdf | Projeto Pedagógico do Curso | 229,15 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700537/3/Projeto pedagógico.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons