Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Aguiar Junior, Paulo Freitas de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-23T14:38:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-23T14:38:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | O espelho é o outro: trajeto didático para afirmação de identidades negras em aulas de história | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700536 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente projeto tem como objetivos gerais promover a discussão acerca da questão identitária entre alunos e alunas da Educação Básica, a partir da construção de um Trajeto Didático a ser utilizado por professores nas aulas de história. Incialmente desenvolvido com alunos e alunas do segundo ano do Ensino Médio de turmas de formação de professores, do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, que após a conclusão do Curso Normal estão aptos a trabalhar com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Anos Iniciais). O trabalho propõe o esclarecimento de várias temáticas ligadas tanto ao ensino de História quanto à História da população negra, tendo como discurso primordial a relação entre memória, narrativa, história e as transformações que se podem operar no tocante à representatividade, à autoafirmação e à identidade negra nas aulas de história. O referido trabalho visa também discutir à efetivação em sala de aula da Lei 10.639/2003, que versa sobre a obrigatoriedade do ensino de História da África e dos africanos no Brasil nos estabelecimentos de ensino públicos e privados no nosso país, pois, como se sabe, em várias instituições de ensino tal lei, com efeito, precisa ainda ser de fato discutida e aplicada. Dividido em duas etapas, o Trajeto busca primeiramente diagnosticar a relação dos estudantes com as temáticas referentes às questões étnico-raciais e, em seguida, estabelece uma ação prática dos professores com seus alunos. Finalmente, pretende realizar uma real transformação naquilo que tange à incorporação de temas ligados à valorização da História do negro no Brasil, bem como a gigantesca contribuição de nossos ancestrais para a construção de nossa realidade e discutir a dívida histórica a ser paga a seus descendentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 679 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | . Lei 10639 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Negritude | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representatividade | pt_BR |
Título: dc.title | O espelho é o outro: trajeto didático para afirmação de identidades negras em aulas de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PAULO FREITAS DE AGUIAR JUNIOR - PROFHISTORIA UERJ.pdf | 678,3 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700536/2/PAULO FREITAS DE AGUIAR JUNIOR - PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons