O espelho é o outro: trajeto didático para afirmação de identidades negras em aulas de história

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAguiar Junior, Paulo Freitas de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-23T14:38:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-23T14:38:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherO espelho é o outro: trajeto didático para afirmação de identidades negras em aulas de históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700536-
Resumo: dc.description.abstractO presente projeto tem como objetivos gerais promover a discussão acerca da questão identitária entre alunos e alunas da Educação Básica, a partir da construção de um Trajeto Didático a ser utilizado por professores nas aulas de história. Incialmente desenvolvido com alunos e alunas do segundo ano do Ensino Médio de turmas de formação de professores, do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, que após a conclusão do Curso Normal estão aptos a trabalhar com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Anos Iniciais). O trabalho propõe o esclarecimento de várias temáticas ligadas tanto ao ensino de História quanto à História da população negra, tendo como discurso primordial a relação entre memória, narrativa, história e as transformações que se podem operar no tocante à representatividade, à autoafirmação e à identidade negra nas aulas de história. O referido trabalho visa também discutir à efetivação em sala de aula da Lei 10.639/2003, que versa sobre a obrigatoriedade do ensino de História da África e dos africanos no Brasil nos estabelecimentos de ensino públicos e privados no nosso país, pois, como se sabe, em várias instituições de ensino tal lei, com efeito, precisa ainda ser de fato discutida e aplicada. Dividido em duas etapas, o Trajeto busca primeiramente diagnosticar a relação dos estudantes com as temáticas referentes às questões étnico-raciais e, em seguida, estabelece uma ação prática dos professores com seus alunos. Finalmente, pretende realizar uma real transformação naquilo que tange à incorporação de temas ligados à valorização da História do negro no Brasil, bem como a gigantesca contribuição de nossos ancestrais para a construção de nossa realidade e discutir a dívida histórica a ser paga a seus descendentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent679 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subject. Lei 10639pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNegritudept_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentatividadept_BR
Título: dc.titleO espelho é o outro: trajeto didático para afirmação de identidades negras em aulas de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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