O RECIFE COMO ESPAÇO EDUCATIVO E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: uma proposta de ensino sobre a Revolução Pernambucana de 1817

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrasilino, Karla Viviane Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-23T13:17:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-23T13:17:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherO RECIFE COMO ESPAÇO EDUCATIVO E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: uma proposta de ensino sobre a Revolução Pernambucana de 1817pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700521-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é fruto da reflexão sobre a necessidade de desenvolver meios dinâmicos no ensino de assuntos relacionados à História de Pernambuco, em virtude da carência de abordagem nos livros didáticos e da demanda dos estudantes por estudarem conteúdos mais próximos a ele. Seguindo esta perspectiva, a presente pesquisa objetivou investigar as possibilidades de ensino da Revolução Pernambucana de 1817 a partir dos patrimônios culturais. Como proposta, foi desenvolvida uma sequência didática que culmina em um roteiro histórico pelos patrimônios culturais materiais do Recife que serviram de palco para este importante acontecimento histórico do século XIX, através da metodologia da educação patrimonial. A sequência didática foi, então, transformada em um produto pedagógico intitulado “Revolução Pernambucana de 1817: cartilha didática de educação patrimonial”. Sendo pensado em cenário anterior à pandemia, a pesquisa precisou passar por ajustes nas diversas etapas de aplicação da sequência e na avaliação junto aos alunos, uma vez que com a pandemia do coronavírus, iniciada em 2020, as aulas presenciais das escolas foram suspensas e os espaços culturais foram fechados por tempo indeterminado. Como consequência, as atividades elaboradas na sequência para serem feitas de forma presencial foram adaptadas para a realidade do cenário remoto, com todos os desafios enfrentados no contexto de uma escola pública brasileira. Apesar das intercorrências, a cartilha adaptada cumpriu a função de ser um material didático que guia professores no ensino de uma temática específico e possibilitou aos alunos a experiência de uma nova ferramenta de aprendizagem, de modo que foram atendidos de forma satisfatória, durante a aplicação da cartilha, os seguintes critérios de análise: aderência, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de Memóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemória e Identidadept_BR
Título: dc.titleO RECIFE COMO ESPAÇO EDUCATIVO E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: uma proposta de ensino sobre a Revolução Pernambucana de 1817pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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