Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Williams Urbano da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-23T13:08:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-23T13:08:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | PATRIMÔNIO CULTURAL NA CIDADE DO PAULISTA: uma experiência de educação patrimonial a partir do jogo de trilha digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700520 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma pesquisa centrada na linha de Educação Patrimonial com o tema Patrimônio Cultural na cidade do Paulista. Propõe-se a construir conhecimento histórico e sentimento de pertencimento cultural a partir da ferramenta didática Trilha do Patrimônio Cultural em estudantes do 1º ano do Ensino Médio da EREM Dr. Luíz Cabral de Melo, aliando educação patrimonial e ensino de história. Além disso, foca em trabalhar conceitos históricos e de patrimônio cultural a partir da identificação dos valores representativos dos bens patrimoniais (não necessariamente oficiais) situados na cidade do Paulista. Para tanto, elaborou-se aulas-oficinas centradas na produção de atividades de análise e investigação da história e identidade local guiados pelo método da educação patrimonial. Aplicaram-se formulários com perguntas sobre os bens culturais na intenção de levantar informações históricas para o inventário participativo. Procurou-se ainda discutir o tema dos jogos e da ludicidade no contexto da educação. Também, como parte desta dissertação de mestrado e produto didático-pedagógico, foi possível elaborar um jogo para smartphone denominado Trilha do Patrimônio Cultural, a partir de um inventário participativo e colaborativo capaz de identificar os bens culturais dotados de valor simbólico para os estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | pt_BR |
Título: dc.title | PATRIMÔNIO CULTURAL NA CIDADE DO PAULISTA: uma experiência de educação patrimonial a partir do jogo de trilha digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - Williams Urbano da Silva - ProfHistória UFPE.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2021 | 7,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700520/1/DISSERTAÇÃO - Williams Urbano da Silva - ProfHistória UFPE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: