Meter-se a besta na feitura: passeando, ensinando e aprendendo história em lugares, memórias e patrimônios outros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMaia, Fábio Diego Quintanilha Magalhães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-23T14:28:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-23T14:28:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherMeter-se a besta na feitura: passeando, ensinando e aprendendo história em lugares, memórias e patrimônios outrospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700490-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa tem como tema o ensino de história no contexto da aula-passeio no percurso histórico do Quintal dos Pescadores, em Itaipu, Região Oceânica de Niterói (RJ). Apresenta uma discussão teórica que relaciona a pedagogia decolonial, a educação intercultural crítica e as aulas-passeio aos espaços, tempos e memórias de grupos historicamente subalternizados. Defende que as práticas pedagógicas consolidadas na maioria das escolas brasileiras são determinadas e perpetuam, em certa medida, as colonialidades do poder, do ser e do saber, e apresenta como estratégia teórico-metodológica a utilização das aulas-passeio como possíveis “brechas decoloniais” para o ensino de história desenvolver-se em bases epistemológicas Anti-eurocentrada ou Anti-nortecentrada, Antirracista, Antimachista, Antiheteronormativa e Anticapitalista, tomando como objeto de análise a experiência do percurso histórico do Quintal dos Pescadores. Por fim, apresenta em apêndice um material didático intitulado “Gretas: caderno pedagógico para o ensino decolonial e intercultural de história”, que traz, além do percurso da aula-passeio, quatro propostas de sequências didáticas a serem trabalhadas em seu contexto, pensadas para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10.457 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAula-passeiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia decolonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunidades tradicionaispt_BR
Título: dc.titleMeter-se a besta na feitura: passeando, ensinando e aprendendo história em lugares, memórias e patrimônios outrospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons