Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Maia, Fábio Diego Quintanilha Magalhães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-23T14:28:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-23T14:28:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Meter-se a besta na feitura: passeando, ensinando e aprendendo história em lugares, memórias e patrimônios outros | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700490 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa tem como tema o ensino de história no contexto da aula-passeio no percurso histórico do Quintal dos Pescadores, em Itaipu, Região Oceânica de Niterói (RJ). Apresenta uma discussão teórica que relaciona a pedagogia decolonial, a educação intercultural crítica e as aulas-passeio aos espaços, tempos e memórias de grupos historicamente subalternizados. Defende que as práticas pedagógicas consolidadas na maioria das escolas brasileiras são determinadas e perpetuam, em certa medida, as colonialidades do poder, do ser e do saber, e apresenta como estratégia teórico-metodológica a utilização das aulas-passeio como possíveis “brechas decoloniais” para o ensino de história desenvolver-se em bases epistemológicas Anti-eurocentrada ou Anti-nortecentrada, Antirracista, Antimachista, Antiheteronormativa e Anticapitalista, tomando como objeto de análise a experiência do percurso histórico do Quintal dos Pescadores. Por fim, apresenta em apêndice um material didático intitulado “Gretas: caderno pedagógico para o ensino decolonial e intercultural de história”, que traz, além do percurso da aula-passeio, quatro propostas de sequências didáticas a serem trabalhadas em seu contexto, pensadas para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10.457 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aula-passeio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia decolonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades tradicionais | pt_BR |
Título: dc.title | Meter-se a besta na feitura: passeando, ensinando e aprendendo história em lugares, memórias e patrimônios outros | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FÁBIO DIEGO QUINTANILHA MAGALHÃES MAIA - PROFHISTORIA UERJ.pdf | 10,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700490/2/FÁBIO DIEGO QUINTANILHA MAGALHÃES MAIA - PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons