Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Andréia Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pontes, Ana Cláudia Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Prado, Ana Cristina Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mizrahi, Saul Eliahú | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Madeira, Lucianne Fragel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-22T21:18:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-22T21:18:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro em tinta | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Livro em braille | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700489 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os livros são recursos didáticos tradicionais que ainda são muito utilizados na educação. São considerados ferramentas importantes para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos, principalmente na fase inicial de escolarização. Portanto, considerando-se a relevância da utilização de livros no processo de ensino-aprendizagem, buscamos desenvolver um livro paradidático para o ensino de Ciências voltado para alunos com deficiência visual. O conteúdo do livro aborda conceitos básicos sobre células, com enfoque nas estruturas celulares das bactérias e leveduras. O livro intitulado “Células: um enfoque microbiológico” conta com quatro capítulos: Capítulo 1: estudo das células; Capítulo 2: Estrutura bacteriana (célula procariota); Capítulo 3: Estrutura da levedura (célula eucariota); Capítulo 4: As células e as aplicações na biotecnologia. O livro foi adaptado para atender as necessidades dos alunos cegos e com baixa visão. O livro foi produzido levando-se em consideração as orientações contidas nas Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille, elaborado pela Comissão Brasileira de Braille (CBB). A transcrição do texto para o Sistema Braille foi feita através do programa Braille Fácil 4.0. O texto foi importado do Word para o programa para a transcrição e posterior impressão. O livro foi submetido à avaliação da revisora cega para analisar a adequação da transcrição do texto. A leitura do texto em braille foi acompanhada pela pesquisadora (vidente), na leitura do texto em tinta, para que as alterações pudessem ser realizadas pela transcritora. As incorreções gramaticais e as impropriedades assinaladas pela revisora foram alteradas no arquivo pela transcritora. A adaptação do texto em tinta na tipografia para baixa visão foi realizada de acordo com os recentes registros da literatura e seguindo na mesma direção de centros especializados na produção de material adaptado, como o Instituto Benjamin Constant e os Centros de Apoio Pedagógico para Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual (CAP). A fonte utilizada para a ampliação do texto foi a APHont, tamanho 24. A tipografia foi testada por pessoas com baixa visão demonstrando ser adequada ao público-alvo. Como o livro foi impresso com o braille sobrepondo a tinta, é importante destacar que não houve interferência do braille em relação a leitura em tinta. Vale ressaltar que a formatação do material em tinta está organizado de forma a coincidir com a impressão braille. Este livro é produto de tese de doutorado de Andréia Santos Silva e com esse material esperamos contribuir com o ensino-aprendizagem no ensino de Ciências na educação básica e com a promoção de um ensino inclusivo. É importante ressaltar que apesar de ser um livro voltado para deficientes visuais as adaptações não excluem os alunos com visão normal. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Livro adaptado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino-aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | deficiência visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | células | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ciências | pt_BR |
Título: dc.title | Livro adaptado para o ensino de Ciências na perspectiva da deficiência visual | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro em braille.pdf | 153,34 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700489/2/Livro em braille.pdfDownload | |
Livro em tinta.pdf | 272,77 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700489/3/Livro em tinta.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons