Experiência histórica e literatura em tempos de pandemia: contribuições ao Ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Fernando Lourenço Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-21T01:15:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-21T01:15:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherExperiência histórica e literatura em tempos de pandemia: contribuições ao Ensino de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700436-
Resumo: dc.description.abstractCom o propósito de atender os requisitos do Mestrado Profissional em Ensino de História, apresentamos a construção de uma sequência didática que estabelece o diálogo furtivo entre a sala de aula e o campo de pesquisa do Ensino de História, utilizando a literatura como elemento fundamental no elo entre o vivido e o lido, o real e o ficcional. Essa pesquisa discorre sobre os caminhos e possibilidades de uso de atributos da narrativa ficcional em uma aula de história, trazendo como objeto de estudo e plano de fundo a pandemia de covid-19. Para tanto, fez-se necessário refletir sobre a aplicabilidade de união de duas narrativas que em si são bastante díspares, mas que na pratica se mostraram irmãs para a construção dessa mediação pedagógica. A partir de uma vasta exposição teórica e de um mergulho imersivo na obra de Albert Camus e José Saramago, pudemos tirar o substrato de uma literatura pandêmica, em tempos de pandemia, e construir como produto final desta dissertação, essa sequência didática, que pense as relações de ensino entre história e literatura, elementos de verossimilhança, razão e sensibilidade e a produção de uma oficina de crônicas literárias. Esse presente trabalho tem a humilde pretensão de ser um suporte pedagógico para professores de História da educação básica e a todos os profissionais de educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent801 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPandemiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleExperiência histórica e literatura em tempos de pandemia: contribuições ao Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons