Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Fernando Lourenço Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-21T01:15:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-21T01:15:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Experiência histórica e literatura em tempos de pandemia: contribuições ao Ensino de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700436 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com o propósito de atender os requisitos do Mestrado Profissional em Ensino de História, apresentamos a construção de uma sequência didática que estabelece o diálogo furtivo entre a sala de aula e o campo de pesquisa do Ensino de História, utilizando a literatura como elemento fundamental no elo entre o vivido e o lido, o real e o ficcional. Essa pesquisa discorre sobre os caminhos e possibilidades de uso de atributos da narrativa ficcional em uma aula de história, trazendo como objeto de estudo e plano de fundo a pandemia de covid-19. Para tanto, fez-se necessário refletir sobre a aplicabilidade de união de duas narrativas que em si são bastante díspares, mas que na pratica se mostraram irmãs para a construção dessa mediação pedagógica. A partir de uma vasta exposição teórica e de um mergulho imersivo na obra de Albert Camus e José Saramago, pudemos tirar o substrato de uma literatura pandêmica, em tempos de pandemia, e construir como produto final desta dissertação, essa sequência didática, que pense as relações de ensino entre história e literatura, elementos de verossimilhança, razão e sensibilidade e a produção de uma oficina de crônicas literárias. Esse presente trabalho tem a humilde pretensão de ser um suporte pedagógico para professores de História da educação básica e a todos os profissionais de educação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 801 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Experiência histórica e literatura em tempos de pandemia: contribuições ao Ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FERNANDO LOURENÇO FERREIRA SANTOS - PROFHISTORIA UERJ.pdf | 800,67 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700436/2/FERNANDO LOURENÇO FERREIRA SANTOS - PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons