Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Henrique Sá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-21T00:46:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-21T00:46:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Entre a memória e o esquecimento: um percurso sobre o anarquismo no Rio de Janeiro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700404 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho visa apresentar um de percurso pedagógico nos espaços de memória e militância do anarquismo do início do século XX, localizados no Centro do Rio de Janeiro. O estudo privilegia o direito à utilização pedagógica da cidade e a defesa de uma concepção de ensino de história que extrapole os espaços de educação formal. Nesse sentido, propõe um percurso que engloba espaços consagrados da história sócio-política carioca, como a Rua do Ouvidor, o Largo de São Francisco, a Praça Tiradentes, a Rua da Constituição e a Praça da República. Ao longo do trabalho, visamos à valorização da trajetória de trabalhadores que ressignificaram estes espaços, produzindo um contraponto ao discurso reproduzido pelos monumentos, que demarcam a narrativa oficial de exaltação a grandes líderes, como protagonistas da formação do Estado brasileiro. Desta maneira, ressaltamos aqui o papel dos trabalhadores, que inspirados por autores e práticas anarquistas, foram capazes de elaborar movimentos de resistência ao modelo político-econômico da época, através da mobilização classista, das greves, boicotes, além da instituição de uma educação popular e redes de comunicação editorial alternativas. A aplicação do roteiro, direcionado à comunidade escolar e aos trabalhadores(as) interessados(as) em experiências classistas de diferentes temporalidades, implica a realização de atividades prévias de sensibilização e preparação, uma vez que, a aprendizagem nas cidades postula habilidades singulares. Sendo assim, apresentamos ferramentas de comunicação e propagação das ideias revolucionárias utilizadas pelos trabalhadores e militantes do começo do século XX, tais como: trechos de artigos, poemas, registros fotográficos de greves e assembleias, entre outros, que demarcam a atualidade das reivindicações dos trabalhadores do período analisado. O conjunto de atividades dirige-se a problematização de percepções naturalizadas, enraizadas em tensões presentistas, viabilizando a reflexão crítica do acúmulo de experiências de resistência e congregação da classe trabalhadora. Entre as referências da pesquisa, contamos com o conceito de pedagogia integral anarquista, comprometida com a experimentação da ajuda mútua e da ação direta, a qual dá materialidade à prática da educação integral, teorizada por estudiosos como Mikhail Bakunin e Paul Robin, os quais refletiram sobre o papel revolucionário da educação na construção da liberdade complementar. Dentre os temas caros ao roteiro, podemos destacar: autonomia, democratização do ensino e acesso à cultura e igualdade de gênero. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.797 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anarquismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Anarquista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Percurso Pedagógico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sindicalismo Revolucionário | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | República Oligárquica | pt_BR |
Título: dc.title | Entre a memória e o esquecimento: um percurso sobre o anarquismo no Rio de Janeiro | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
HENRIQUE SÁ AMARAL PROFHISTORIA UERJ.pdf | 6,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700404/2/HENRIQUE SÁ AMARAL PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons