Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Virtual do Estado de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Xavier, Abner Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Damião, Ana Carolina Serra Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, André Luiz Mendes da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Belemar Cardoso da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Eliane Costa dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barroso, Juliana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Priscila Aparecida Simões de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-19T08:35:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-19T08:35:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Proposta de aula: A trajetória de personalidades públicas que inspiram os pequenos cidadãos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700397 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa proposta de aula, busca contribuir com a construção da cidadania dos alunos, destaca-se algumas ações de personalidades públicas, escolhidas por meio de pesquisa com o game Kahoot!, no âmbito de trabalhar a história e geografia, tendo como foco os conceitos de lugar e tempo, previstos para o quinto ano do Ensino Fundamental. Realiza-se a análise de situação em uma instituição de ensino através de entrevista, com abordagem qualitativa, utiliza-se a metodologia do Design Thinking e a Revisão Sistemática. Através de brainstorming, busca-se uma solução inovadora com o objetivo geral de contribuir para a formação da cidadania dos alunos do Quinto Ano do Ensino Fundamental. Idealiza-se o Plano de Aula intitulado “A trajetória de personalidades públicas que inspiram os pequenos cidadãos”; elabora-se então uma videoaula com a finalidade de inspirar e incentivar os alunos a exercerem a cidadania em diferentes situações de suas vidas e que isso possa contribuir para que os mesmos façam uma análise mais profunda da realidade social, bem como se responsabilizem pela construção de uma sociedade sustentável e justa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 929 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Proposta de aula: A trajetória de personalidades públicas que inspiram os pequenos cidadãos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Projeto Integrador, Metodologia do Ensino de História e Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons