Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Virtual do Estado de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Xavier, Abner Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Bruna Ida do Amaral | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jacqueline Maria da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sciola, Victor Gabriel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-19T05:51:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-19T05:51:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Proposta Brincadeiras Musicais: os sons do silêncio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700396 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O uso de brincadeiras musicais possibilita a exploração de diversas formas de ensino-aprendizagem, que podem levar a criança em fase de alfabetização a compreender, ouvir e sentir o mundo a partir de linguagens diferentes da tradicional, com possibilidade de ampliar e estimular a relação que estabelece com o ambiente que a cerca. Ouvir os sons do silêncio significa estar atento à sonoridade do ambiente do qual fazemos parte, para a partir dela criar situações de construção do conhecimento. Ao partir da premissa de que o estímulo ao pensamento crítico tem início no nascimento dos indivíduos, o estudo busca valorizar a importância do brincar e a ampliação do repertório linguístico infantil como instrumentos importantes na construção de sociedades culturalmente mais ricas. A disponibilidade de instrumentos musicais em aulas de música pode interferir no desenvolvimento dessa linguagem como expressão comunicativa, porém, não obrigatoriamente de forma negativa, visto que, nesse aspecto, a criatividade e a boa qualidade do brincar comumente exercem influência nos resultados alcançados. A interação lúdica com a natureza e sua diversidade sonora pode funcionar como um excelente instrumento de apoio na elaboração de ações que colaborem com o processo de alfabetização de crianças nessa fase do desenvolvimento. Este estudo foi elaborado dentro dos parâmetros de uma revisão bibliográfica sistemática, a partir da qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que atuam no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de nove anos. Tais entrevistas possibilitaram o aprofundamento da compreensão do dia a dia em sala de aula e as dificuldades que o trabalho com música nas escolas enfrenta, na medida em que essa temática busca, cada vez mais, se distanciar do caráter recreativo e se estabelecer como linguagem com grande potencial pedagógico e didático. O objetivo da pesquisa se centrou no entendimento das contribuições que as brincadeiras musicais podem trazer para o processo de alfabetização de crianças que vivenciam essa fase do desenvolvimento cognitivo e adotou como referencial teórico conceitos apresentados por Kishimoto, Vygotsky, Emília Ferreiro e Murray Schafer. Como resultado, criou-se um protótipo de brincadeira, com base no conceito de paisagem sonora, que trouxe como proposta o estímulo à criatividade e à imaginação através da sonoridade dos ambientes externos e que utilizou a linguagem musical como instrumento auxiliar no processo de alfabetização. Concluiu-se ser oportuno que a aplicação de modelos estanques e pretensamente universais de ensino-aprendizagem seja repensada, pois a dinâmica da sociedade atual sugere a elaboração de propostas que dialoguem e cedam maior espaço ao uso de linguagens diferentes das tradicionais, tais como a musical, nos processos de construção do conhecimento, haja visto que elas podem desempenhar um importante papel na formação da pluralidade cultural dos indivíduos e estimular seu desenvolvimento cognitivo a partir de conceitos inseridos em sua própria realidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 89,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização. Brincadeiras. Educação. Ensino Fundamental. Música. | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta Brincadeiras Musicais: os sons do silêncio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Projeto Integrador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Proposta Brincadeiras Musicais os sons do silêncio.mp4 | 91,86 MB | MP4 | /bitstream/capes/700396/2/Proposta Brincadeiras Musicais os sons do silêncio.mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons