Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Virtual do Estado de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Xavier, Abner Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Bruna Ida do Amaral | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jacqueline Maria da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pires, Luciana Sala | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Nancy Oliveira Bloise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Rodrigo Oliveira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Medeiros, Samantha Barbosa de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sciola, Victor Gabriel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-19T05:12:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-19T05:12:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Proposta de estudo sobre o racismo na escola: entre o grito dos maus e o silêncio dos bons | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700375 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Racismo estrutural é um grave problema presente na sociedade brasileira. O preconceito racial e a marginalização sofridos pelo negro repercutem em diversas instituições que integram a vida social no país, entre elas a Escola. Este estudo foi construído sob a perspectiva de uma abordagem qualitativa, dentro dos parâmetros de uma revisão sistemática onde foram realizadas entrevistas com professores que atuam ou atuaram no quinto ano do Ensino Fundamental, da rede pública e particular no Brasil. As entrevistas auxiliaram na elaboração da pergunta problema do estudo e na compreensão dos dilemas vividos pelo professor em sala de aula a respeito do tema racismo. O objetivo traçado foi o de trabalhar os conceitos de longa duração no tempo histórico e espaço geográfico, a partir da análise da escravidão negra no Brasil como uma estrutura que existiu por quase 400 anos e ainda reverbera na sociedade. Teóricos como Lilia Schwarcz, Silvio Almeida e Djamila Ribeiro foram utilizados como referencial para o desenvolvimento da pesquisa. Como resultado criou-se um protótipo de aula on-line para alunos do quinto ano do Ensino Fundamental que consistiu na discussão do tema proposto a partir da análise da música Brixton, Bronx ou Baixada da banda brasileira O Rappa. Concluiu-se que, embora a sociedade tenha avançado em termos jurídicos no que diz respeito às garantias de direitos à pessoa negra, como no caso da Lei 10.639 de 2003, que tornou obrigatório o ensino de história da África e história afro-brasileira no ensino básico brasileiro; ainda pode ser observada no imaginário social uma grande influência do mito da democracia racial, elaborado por Gilberto Freyre nos anos 30 do século 20 que minimizava a violência da escravidão no país; no cotidiano, inclusive no ambiente escolar onde muitas vezes o tema não é debatido. Os autores concluem que a democracia e o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico nas escolas, apresentam-se como as melhores saídas para combater esse problema, visto que sua ação pode construir uma sociedade mais representativa, justa e menos excludente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 150 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil. Negro. Racismo. | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de estudo sobre o racismo na escola: entre o grito dos maus e o silêncio dos bons | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Projeto Integrador, Metodologia do Ensino de História e Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons