Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Virtual do Estado de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Xavier, Abner Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carrapato, Carla Cristina Marques Paes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lamas, Lilian Maritza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Proença, Luciane Maria da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Aguiar, Mauro Pontes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Nathalia Gomes Floresta da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Aguiar, Roselaine Cristina Tizolin | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Figueiredo, Vanessa Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-19T04:44:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-19T04:44:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Proposta sobre o uso de tecnologias nas aulas do quinto ano do ensino fundamental: A evolução dos meios de comunicação para entender os conceitos de tempo e espaço | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700374 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta de aula a seguir está correlacionada com as disciplinas de Geografia e História, com enfoque nas concepções de espaço e tempo inseridos na perspectiva histórica prevista para o quinto ano do ensino fundamental. A justificativa do tema se dá a partir da pandemia, onde as aulas virtuais foram introduzidas nas escolas e muitos professores não estavam preparados para encarar essa nova realidade. O ensino remoto, nesse contexto, assumiu um papel de extrema importância na educação, tanto no Brasil, como em diversos lugares do mundo. Logo, o objetivo geral da pesquisa é difundir o uso das tecnologias nas aulas de Geografia e História por meio de uma aula virtual, para se alcançar um aprendizado significativo de espaço e tempo. Em relação à metodologia, ela foi composta por revisão de literatura, pesquisa qualitativa, revisão sistemática e trabalhos escolhidos através da escala PEDro. Como resultado, a pesquisa investigou diversos prismas sobre como inovar nas aulas remotas, com a possibilidade de se interagir até em aulas assíncronas. Para tal, foram apresentadas ferramentas tecnológicas como o Google Maps, Zoom, Youtube, entre outros, como aliados para a criação de uma videoaula dinâmica que segue de forma cronológica a história da evolução dos meios de comunicação. Em conclusão, pode-se afirmar que é fundamental envolver o educando, de forma que traga sentido para o seu aprendizado. Os recursos tecnológicos auxiliam com elementos de inovação para as aulas remotas, algo muito necessário para manter o interesse dos discentes no cenário apresentado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP3 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem. Geografia. História. Tecnologias da Informação e Comunicação. Pandemia. | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta sobre o uso de tecnologias nas aulas do quinto ano do ensino fundamental: A evolução dos meios de comunicação para entender os conceitos de tempo e espaço | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Projeto Integrador, Leitura, Alfabetização, Metodologia do Ensino de História e Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Áudios |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons