Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Adriano Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Silvia Martins dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sales, Nilva Lúcia Lombardi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-18T14:51:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-18T14:51:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Mecânica Quântica - Adriano Sousa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700360 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é o Produto Educacional vinculado à dissertação “FÍSICA QUÂNTICA, CIÊNCIA E PSEUDOCIÊNCIA: Um olhar analítico sobre o termo quântica na internet”, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. As reflexões que construímos neste trabalho, buscaram reunir informações básicas sobre ciência e pseudociência que acreditamos ser importantes para as reflexões sobre esse tema. Para ilustrar, trouxemos uma reflexão sobre a Mecânica Quântica e como muitas pseudociências tentam se relacionar com essa ciência. A nossa preocupação acerca das pseudociências é com relação a facilidade da propagação de informação por meio da internet e outras mídias digitais, que tem o potencial de disseminar o “desconhecimento científico” (BRANCO, 2017, 51-61). Quando pesquisamos algo na internet, é possível ter acesso a uma grande variedade de informações. Isso pode ocasionar uma certa dificuldade de estabelecer quais são as informações confiáveis, visto que é comum encontrarmos conceitos errados e conteúdos que fomentam discussões pseudocientíficas. O que pode direcionar as pessoas para acreditar nas informações que se adequem às suas crenças e que não levem em consideração o viés científico do tema (SINATRA et. al., 2014; KAHAN et. al., 2010). Neste sentido, é importante que nós (professores) tenhamos subsídios para fomentar discussões sobre ciência e pseudociência junto aos nossos estudantes. Para isso, apresentamos exemplos do que encontramos como científico e pseudocientífico em uma busca no Google. Esperamos que façam um ótimo uso deste trabalho! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 613 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | mecânica quântica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | internet | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | pseudociência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ciência | pt_BR |
Título: dc.title | Mecânica Quântica: Um recorte de informações da internet | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Mecânica Quântica - Adriano Sousa.pdf | Produto educacional - Mecânica Quântica - Adriano Sousa | 613,84 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700360/2/Produto educacional - Mecânica Quântica - Adriano Sousa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons