Mecânica Quântica: Um recorte de informações da internet

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Adriano Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Silvia Martins dos-
Autor(es): dc.contributor.authorSales, Nilva Lúcia Lombardi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-18T14:51:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-18T14:51:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Mecânica Quântica - Adriano Sousapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700360-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é o Produto Educacional vinculado à dissertação “FÍSICA QUÂNTICA, CIÊNCIA E PSEUDOCIÊNCIA: Um olhar analítico sobre o termo quântica na internet”, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. As reflexões que construímos neste trabalho, buscaram reunir informações básicas sobre ciência e pseudociência que acreditamos ser importantes para as reflexões sobre esse tema. Para ilustrar, trouxemos uma reflexão sobre a Mecânica Quântica e como muitas pseudociências tentam se relacionar com essa ciência. A nossa preocupação acerca das pseudociências é com relação a facilidade da propagação de informação por meio da internet e outras mídias digitais, que tem o potencial de disseminar o “desconhecimento científico” (BRANCO, 2017, 51-61). Quando pesquisamos algo na internet, é possível ter acesso a uma grande variedade de informações. Isso pode ocasionar uma certa dificuldade de estabelecer quais são as informações confiáveis, visto que é comum encontrarmos conceitos errados e conteúdos que fomentam discussões pseudocientíficas. O que pode direcionar as pessoas para acreditar nas informações que se adequem às suas crenças e que não levem em consideração o viés científico do tema (SINATRA et. al., 2014; KAHAN et. al., 2010). Neste sentido, é importante que nós (professores) tenhamos subsídios para fomentar discussões sobre ciência e pseudociência junto aos nossos estudantes. Para isso, apresentamos exemplos do que encontramos como científico e pseudocientífico em uma busca no Google. Esperamos que façam um ótimo uso deste trabalho!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent613 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectmecânica quânticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinternetpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpseudociênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectciênciapt_BR
Título: dc.titleMecânica Quântica: Um recorte de informações da internetpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons