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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Andréia Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Gabriel Schonwandt Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Fernando José Martins Heusi da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pires, Homero Modesto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Gustavo Henrique Varela Saturnino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mizrahi, Saul Eliahú | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Madeira, Lucianne Fragel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-17T19:53:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-17T19:53:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Modelagem tridimensional da bactéria | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Impressão 3D da bactéria | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Manual de instrução | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700358 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A carência de materiais didáticos adaptados para o ensino de ciências, envolvendo principalmente os microrganismos, que são invisíveis a olho nú e sem a possibilidade de manusear, aponta para a necessidade de buscar recursos que possam ser empregados para o ensino atendendo as especificidades do público com deficiência visual (cego e Baixa Visão). Dentro dessa perspectiva, como produto de tese de doutorado de Andréia Santos Silva, foi construído em 3D a bactéria Escherichia coli, como modelo representativo de células procariotas. A imagem que serviu como base para a confecção do modelo foi selecionada de um livro de Microbiologia. A modelagem tridimensional foi feita utilizando o software Rhinoceros, que é uma ferramenta para modelar e documentar precisamente os desenhos em 2D e 3D, preparando-os para renderização, análise, engenharia, animação e construção dos modelos. O modelo foi impresso na impressora da marca Up Box, que utiliza a tecnologia conhecida como “técnica de fabricação aditiva” ou FDM em filamento ABS nas dimensões de 25 cm de comprimento e 9,5 cm de largura e 8,3 cm de altura. Para representar o flagelo bacteriano foi utilizada linha de nylon transparente. Todas as estruturas são em alto relevo e diferenciadas da base por cores, para facilitar a visualização dos alunos com baixa visão. O modelo foi pintado com três tipos de tinta: tinta spray branco fosco (marca ChemiColor) para a pintura da base; tinta PVA fosca para artesanato (marca Acrilex) e esmalte sintético (marca Kolimar) para pintura das estruturas e envernizado com verniz incolor (marca ChemiColor) para proporcionar maior proteção e acabamento das peças. Um dispositivo de áudio com as funções das organelas foi acoplado, cujo som é liberado pelo acionamento de botões. O sistema funciona com o auxílio de um carregador conectado a energia elétrica e a uma mini caixa de som portátil para amplificação do som. Também é possível a utilização de um fone de ouvido. Para acompanhar o modelo foi desenvolvido um manual de instrução com as seguintes informações: precauções quanto ao uso e à segurança, orientações ao professor, sugestão de uso e aplicações curriculares. O modelo foi testado por pessoas com deficiente visual e por professoras especializadas em materiais adaptados. Os resultados foram excelentes quanto ao produto e a potencialidade como recurso educacional. Com esse modelo espera-se contribuir com o ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência visual, provendo um ensino eficaz e inclusivo, sem excluir os estudantes com visão normal, já que é um recurso acessível a todos os públicos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | modelos 3D | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino-aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | deficiência visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | microrganismo | pt_BR |
Título: dc.title | Modelo 3D da bactéria Escherichia coli como recurso educacional inclusivo no âmbito da deficiente visual | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
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