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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Francy Leyla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-17T17:34:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-17T17:34:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Francy Leyla Salazar da Silva UFT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700294 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa fomenta o debate das relações étnico-raciais no ensino de História numa escola cívico-militar de Araguaína – TO, com objetivo de contribuir para o processo de formação de consciência crítica e reflexão sobre as identidades dos educandos e educandas negros/as do 2º Ano do Ensino Médio. Para tanto, partimos de uma perspectiva decolonial e negra. Tais discussões perpassam por conceitos como o de raça, etnia, racismo, colonialidade, interseccionalidade, identidade negra. A proposição deste estudo parte da constatação empírica, bibliográfica e documental, do ainda constante silenciamento e mesmo folclorização da negritude no currículo das humanidades, e consequentemente no ambiente escolar, o que contribui para a reprodução de estereótipos negativos acerca dos negros e perpetuação de uma epistemologia predominantemente eurocêntrica, branca e racista. Desse modo, valemo-nos dos estudos acerca das relações raciais de alguns dos principais nomes da intelectualidade negra no Brasil e no mundo, além dos estudos clássicos sobre a temática, dos movimentos sociais negros; das novas conceituações e perspectiva do Grupo Modernidade/Colonialidade; dos propósitos de uma educação para consciência crítica de Paulo Freire; e também daqueles que se dedicam aos estudos sobre a cultura escolar. Ressaltamos ainda a importância das dissertações do ProfHistória, que nos auxiliaram na produção deste texto. As atividades realizadas, e que forneceram os dados para esta pesquisa, foram propostas em consonância com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, e com as Diretrizes Nacionais Curriculares de orientação para a educação étnico-racial. Para esta pesquisa, adotamos os procedimentos metodológicos da pesquisa-ação, recorrendo ao questionário semiestruturado para descrição do perfil dos educandos-colaboradores, selecionados a partir do recorte racial e de sua participação em trabalho coletivo e investigativo denominado Mostra de História e Cultura Afro-Brasileira. Este último, realizado em sala de aula no ano letivo de 2019, foi produzido a partir de aulas motivacionais, palestra com representantes do Movimento Negro/Quilombola, pesquisa com utilização de fontes diversas, produção de material visual e relatório. As rodas de conversas nos serviram como mecanismo de escuta do outro e reflexão acerca da questão racial, do debate feminista negro e da identidade negra, com os educandos-colaboradores dos 2º anos. As análises realizadas evidenciam a presença do racismo nas relações escolares, mas também mostram que as atividades didáticas desenvolvidas fomentam práticas antirracistas, e contribuem para o processo de conscientização e reflexão identitária dos educandos e educandas. Nesse sentido, como produto didático-pedagógico, apresentamos a sequência da Mostra Escolar de História e Cultura Afro-brasileira, no formato de um Caderno de Experiências Didáticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.029 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade Negra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Cívico-Militar | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de História e as relações étnico-raciais numa escola cívico-militar de Araguaína - TO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Francy Leyla Salazar da Silva UFT.pdf | 7,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700294/4/Francy Leyla Salazar da Silva UFT.pdfDownload |
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