Gestão das políticas públicas de lazer para a promoção da saúde: o que os gestores têm a nos ensinar?

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantins - UFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Bruno Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-16T19:44:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-16T19:44:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-29-
identificador: dc.identifier.otherBruno Costa Silva - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700279-
Resumo: dc.description.abstractO lazer é um direito social previsto na Constituição Federal e nos normativos da saúde como um de seus determinantes, devendo ser assegurado pelo Estado a todas as pessoas por meio de políticas públicas. Os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) necessitam garantir essas políticas em seus municípios e, para tanto, precisam estar imbuídos de conhecimento. Dessa forma, objetivou-se analisar o conhecimento e atuação dos gestores do SUS na gestão das políticas públicas voltadas ao lazer para promoção da saúde. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista via Google Meet, devido ao momento de pandemia a qual estamos vivendo. A entrevista foi embasada em um instrumento com questões semiestruturadas e analisadas utilizando-se a Análise Textual Discursiva. O campo de estudo foi os 16 municípios que integram a Unidade Gestora Regional de Saúde de Imperatriz, no Maranhão. Estruturou-se esta dissertação de modo que inicialmente foi apresentado o projeto de pesquisa qualificado e, em seguida, 3 capítulos, cada um correspondendo a um artigo produzido. No primeiro, foi apresentado o artigo “Reflexões Teóricas sobre Lazer e Promoção da Saúde no Contexto da Gestão de Políticas Públicas”, uma revisão bibliográfica. No segundo capítulo, temática referente ao artigo “Importância do Uso dos Indicadores em Saúde na Tomada de Decisão pelos Gestores do SUS” foi percebido o papel imprescindível que os gestores têm, dando as primeiras impressões da carência de ensino por meio da educação permanente. O terceiro artigo, com o título Gestão das Políticas Voltadas ao Lazer para Promoção da Saúde, aprofunda essa discussão a partir dos dados coletados com os gestores do SUS integrantes da amostra, no qual que foi possível observar o conhecimento deficitário destes sobre o que é lazer, refletindo em uma visão parcial e limitada da sua relação com a promoção da saúde e consequente atuação aquém de suas reais responsabilidades na gestão políticas públicas, para tanto não conseguindo compreender de fato seu papel. Diante dos resultados desta pesquisa, ficou evidente a interface necessária com o ensino por meio da Educação Permanente. Assim, tendo em vista essa necessidade e no intuito de subsidiar esse processo, confeccionou-se uma cartilha com essa temática para gestores do SUS abordando conceitos básicos de lazer e políticas públicas para a promoção de saúde.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.74 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLazerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Permanentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPublic policypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectManagerspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeisurept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeachingpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPermanent Educationpt_BR
Título: dc.titleGestão das políticas públicas de lazer para a promoção da saúde: o que os gestores têm a nos ensinar?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino em Ciência e Saúdept_BR
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