
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, HERNANI ROBINSON DA LUZ | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-16T20:01:39Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-16T20:01:39Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O USO DO BLOG NA DISCIPLINA DE ESTUDOS REGIONAIS | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700270 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como tema central os usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, TDIC no ensino de história. A pesquisa desenvolveu-se na escola de ensino fundamental Dr. Edward Teixeira Ferrer, que integra a rede pública de ensino do município de Juazeiro do Norte, Ceará. O estudo abordou o uso das TDIC no ensino de história local, conteúdo presente na disciplina Estudos Regionais. Essa disciplina ainda não dispõe de materiais didáticos adequados, fazendo com que os professores recorrem às mais variadas fontes de informação sobre a história local que não possuem viés historiográfico. Neste sentido, o objetivo da dissertação é analisar como o blog pode vir a ser um recurso significativo para a produção de outros materiais didáticos usando as TDIC. Contribuindo com os professores e em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular, que traz em suas competências gerais o uso das TDIC na educação, concluímos que o blog pode ser um recurso fundamental para essa integração com o ensino digital. O produto resultante dessa pesquisa de mestrado é o blog “Estudos Regionais Integrado”, que além de conter conteúdos textuais para os professores trabalharem no dia a dia, apresenta tutoriais de como usar alguns recursos digitais e projetos desenvolvidos empregando as TDIC no ensino de história local. | pt_BR | 
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * | 
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * | 
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história; T ecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Produção e difusão conteúdos digitais. | pt_BR | 
| Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O USO DO BLOG NA DISCIPLINA DE ESTUDOS REGIONAIS | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR | 
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR | 
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
        Licença Creative Commons