Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, THAÍS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, MARCIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-16T13:39:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-16T13:39:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | THAISSILVA2021PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700192 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os avanços tecnológicos e a globalização transformaram os diversos segmen tos da sociedade. Para dar conta desta realidade cada vez mais complexa, competências como cooperação, conhecimento interdisciplinar, inovação, re flexão e autonomia têm sido demandadas dos indivíduos. Esse cenário inter feriu no cotidiano escolar, onde é necessária uma aprendizagem mais ativa, que aprimore e expanda a capacidade de realizar diferentes tarefas e adaptar se a situações inesperadas. A fim de propor uma estratégia de aprendizagem lúdica e prazerosa, a presente pesquisa tem como produto educacional um jogo de RPG (Role Playing Game) sobre o Sistema Endócrino, destinado ao oitavo ano do Ensino Fundamental. Sob o ponto de vista metodológico, este estudo qualitativo, desenvolvido com a metodologia Design Based Research, tem como instrumentos de coleta de dados o diário de observações e questio nários com avaliação dos alunos sobre o jogo. O público alvo é composto por alunos do oitavo ano de uma escola particular no município do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos permitem concluir que a adoção do RPG Hormônios em Ação contribuiu para a aprendizagem significativa de conteúdos do Sistema Endócrino. A relevância desta pesquisa reside no fato de que o conhecimento sobre o sistema endócrino é importante ao longo de toda vida, seja para com preensão de problemas de saúde como pressão alta, diabetes e compulsões, como também reflexão sobre o uso de drogas e anabolizantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.388 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fisiologia Humana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema Endócrino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hormônios | pt_BR |
Título: dc.title | Hormônios em Ação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
THAISSILVA2021PRODEDUC.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700192/1/THAISSILVA2021PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: