Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Olekszechen, Josiane Paula Leite | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Batista, Josélia Fontenele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-16T13:31:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-16T13:31:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | PPC CURSO DE CURTA DURAÇÃO EM FORMAÇÃO DE CUIDADOR DE ALUNO NO AMBIENTE ESCOLAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700191 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre a formação em serviço dos cuidadores de alunos com algum tipo de deficiência, lotados nas escolas municipais de Cacoal/ RO. O objetivo geral foi discutir e testar um programa de formação continuada em serviço para profissionais de nível médio, cuidadores das escolas públicas de Cacoal, desenhado de acordo com suas possibilidades e necessidades. Os objetivos específicos foram: levantar a demanda formativa dos cuidadores lotados nas escolas municipais de Cacoal/RO; verificar como ocorre a formação inicial e continuada em serviço dos cuidadores lotados nas escolas da rede municipal de ensino e analisar a qualificação profissional dos cuidadores de alunos deficientes do ponto de vista ontológico cumprindo umas das missões institucionais da extensão do Instituto Federal de Educação de Rondônia – IFRO.O trabalho está pautado numa abordagem mais dialética, onde o pesquisador pode questionar os fatos que lhe são mostrados ou observados pelo mesmo, bem como, trata-se de uma pesquisa-ação, pois permite ao pesquisador uma experimentação em situação real onde os participantes desempenham sempre um papel ativo junto ao pesquisador. A pesquisa, em especial o conceito chave da pesquisa (ontologia) de forma abrangente e suas correlações e interligação com o trabalho, está embasada em Marx que são tratados em Frigotto (2017), Kuenzer (2007) e Tonet (2011), Saviani (2008). Para a concretização deste trabalho, primeiramente foi realizada uma leitura substancial sobre o tema; posteriormente, a pesquisa de campo junto aos cuidadores do município de Cacoal com aporte do questionário; e, após esse detalhado diagnóstico e conversa sobre as necessidades formativas, tornou-se possível a elaboração e aplicação do produto educacional deste trabalho que foi um Projeto Pedagógico de um Curso de Formação Inicial de 40 horas para o cuidador de aluno com base na formação ontológica. O referido estudo foi elaborado após as devolutivas do questionário aplicado junto aos cuidadores, na sequência sancionado por eles em reunião via aplicativo Google Meet. Este PPC continha como foco geral as principais demandas elencadas pelos cuidadores e suas angústias que eram trazidas da prática laboral. A pesquisa deste trabalho que resultou na elaboração do PPC e do curso FIC e de materiais de estudo que originaram um livro, nos permitiu ter a certeza de que estamos no caminho correto da inclusão, mas há muito ainda a ser feito e, para isto, precisamos da união não somente de escolas e famílias, porém, de todos os órgãos que primam por uma educação de qualidade, independentemente de suas limitações, do apoio e adequações que necessitam. Por intermédio da pesquisa realizada junto aos cuidadores do referido município, podemos constatar que muito ainda precisa ser feito para a capacitação dos cuidadores e sua permanência junto ao educando que necessita de seu suporte/apoio no ambiente escolar. Vale salientar que, tanto a secretaria quanto a coordenação da educação especial buscam sempre melhorar este atendimento e a formação de seus servidores, entretanto precisam que toda a rede municipal esteja engajada no mesmo foco. Pode-se aqui enfatizar que todas as reflexões levantadas durante a formação foram importantes. Levou os participantes a perceberem seu papel como agente de inclusão e, como profissional que carece de políticas específicas para a sua formação e um adequado atendimento ao educando. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 918 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cuidador | pt_BR |
Título: dc.title | PPC – CURSO CUIDADOR DE ALUNO NO AMBIENTE ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Organização e Memórias de espaços pedgógicos na EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons