Das margens para o centro: corrigindo o fluxo das aulas de Língua Portuguesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCASSIANO, MICHELE-
Autor(es): dc.contributor.authorMORAES, JORGE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-16T13:31:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-16T13:31:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-06-
identificador: dc.identifier.otherMICHELECASSIANO2021PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700190-
Resumo: dc.description.abstractCASSIANO, Michele Francisco. A Literatura Periférica no centro das aulas de Língua Portuguesa: uma proposta para o ensino de gramática. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021. Este trabalho buscou responder à pergunta-problema: em que medida o uso de textos da Literatura Periférica pode favorecer a aprendizagem da gramática em turmas de correção de fluxo? A pesquisa tem por objetivo desenvolver os conhecimentos gramaticais de alunos do Programa de Correção de Fluxo a partir de textos da Literatura Periférica. Para tanto, inicialmente, foi feita uma discussão teórica acerca do ensino de língua materna, neste estudo norteado pela gramática contextualizada e de usos, bem como uma breve análise dos documentos oficiais e da estrutura do Programa de Correção de Fluxo. Em seguida, foi elaborado um roteiro pedagógico destinado originalmente à aplicação das turmas participantes; porém, em decorrência da suspensão das aulas por conta da pandemia da Covid-19, as atividades foram submetidas à avaliação de educadores e educadoras. Após essas etapas foi possível concluir que a utilização de textos de autores contemporâneos oriundos das periferias como ponto de partida das aulas de Português, e o desenvolvimento de atividades levando em conta os saberes discentes, as especificidades das turmas e a realidade socioeconômica dos envolvidos no processo de ensino apresentam potencial para a ampliação dos conhecimentos linguísticos e gramaticais dos jovens atendidos pelo Programa Correção de Fluxo. Como resultado desta pesquisa, foi elaborado um caderno didático com sete roteiros pedagógicos cujos eixos centrais são contos e crônicas de autores da periferia, a fim de contribuir com o trabalho de professores de Língua Portuguesa interessados em desenvolver um trabalho, no que tange ao ensino de língua materna, de acordo com os documentos oficiais vigentes, sem deixar de atender às demandas em termos educacionais e sociais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.728pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Gramáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Periféricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCorreção de Fluxopt_BR
Título: dc.titleDas margens para o centro: corrigindo o fluxo das aulas de Língua Portuguesapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons