Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PAIXÃO, MARIANA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SALVADOR, MARCO ANTONIO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-16T13:21:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-16T13:21:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARIANAPAIXÃO2021PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700189 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno pedagógico é resultado de uma pesquisa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Práticas na Educação Básica, do Colégio Pedro II, com foco na seguinte questão problema: De que maneira os Jogos Cooperativos com conteúdos artísticos podem aprimorar os vínculos afetivos no processo de aprendizagem? Este produto educacional foi desenvolvido com a finalidade de ser utilizado por professores de Artes Visuais, nas turmas do Ensino Médio, possibilitando a promoção do afeto e do senso de coletividade em busca da construção de conhecimentos contextualizados com as suas realidades sociais no processo do fazer artístico. O caderno pedagógico foi avaliado e aprimorado mediante as sugestões de professores de Artes Visuais, que analisaram e contribuíram com a reestruturação deste material a partir de encontros virtuais com um Grupo Focal, que foi desenvolvido com essa finalidade. Os resultados da pesquisa confirmaram que os jogos cooperativos com conteúdos artísticos são aplicáveis em sala de aula e contribuem para um fazer artístico coletivo mais prazeroso e dinâmico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.467 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Cooperativos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | CooperArtes: Jogos Cooperativos com conteúdos artísticos para as aulas de Artes Visuais no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARIANAPAIXÃO2021PRODEDUC.pdf | 6,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700189/1/MARIANAPAIXÃO2021PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons