Image Analysis Lab: board game

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCUNHA, LIVIA-
Autor(es): dc.contributor.authorMACIEL, ALDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-16T12:58:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-16T12:58:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-05-
identificador: dc.identifier.otherLIVIACUNHA2021PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700186-
Resumo: dc.description.abstractAs práticas de leitura e de escrita na sociedade são multimodais, ou seja, imagens, sons, gestos e textos escritos fazem parte delas. Por isso, investigou-se questões relacionadas ao desenvolvimento do multiletramento, com foco no letramento visual, e foi criado um produto educacional com objetivo de contribuir para que o leitor seja mais consciente dos sentidos que podem ser criados pela imagem, seja ela integrada ao texto verbal ou não. Essa investigação se justifica porque, como as crianças estão atentas às mídias de massa, principalmente às digitais, discussões e estudos sobre multiletramentos se fazem necessários para o desenvolvimento da leitura e da compreensão do mundo. Portanto, o objetivo da pesquisa foi investigar como a Gramática do Design Visual pode favorecer o desenvolvimento do letramento visual em práticas pedagógicas das aulas de língua inglesa do 1º ano do Ensino Fundamental I. O estudo tem como aportes teóricos principais a Linguística Sistêmico Funcional (LSF) de Halliday (1994/2014), a Gramática do Design Visual de Kress e Leeuwen (2006) e a teoria de multiletramentos de Roxane Rojo (2012). Os documentos oficiais que compõem a base desta investigação são a Base Nacional Comum Curricular de Língua Inglesa no Ensino Fundamental, as Orientações Curriculares para o Ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I da Prefeitura do Rio de Janeiro, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015) e o Censo Escolar 2020. O público-alvo são alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, da escola Poeta Mario Quintana, no município do Rio de Janeiro, RJ e professores de língua inglesa do Ensino Fundamental I das redes pública e privada. A partir deste estudo, foi elaborado um jogo, o Image Analysis Lab, para trabalhar o letramento visual e o vocabulário de Língua Inglesa para o segmento em tela. O produto educacional foi validado por professores de Língua Inglesa do Ensino Fundamental I de escolas públicas e particulares por meio de questionário. Tais professores consideraram o produto educacional pertinente e compatível com a destinação proposta.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3464pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultiletramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultimodalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Inglesa Ensino Fundamental Ipt_BR
Título: dc.titleImage Analysis Lab: board gamept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino