Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CUNHA, LIVIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MACIEL, ALDA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-16T12:58:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-16T12:58:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | LIVIACUNHA2021PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700186 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As práticas de leitura e de escrita na sociedade são multimodais, ou seja, imagens, sons, gestos e textos escritos fazem parte delas. Por isso, investigou-se questões relacionadas ao desenvolvimento do multiletramento, com foco no letramento visual, e foi criado um produto educacional com objetivo de contribuir para que o leitor seja mais consciente dos sentidos que podem ser criados pela imagem, seja ela integrada ao texto verbal ou não. Essa investigação se justifica porque, como as crianças estão atentas às mídias de massa, principalmente às digitais, discussões e estudos sobre multiletramentos se fazem necessários para o desenvolvimento da leitura e da compreensão do mundo. Portanto, o objetivo da pesquisa foi investigar como a Gramática do Design Visual pode favorecer o desenvolvimento do letramento visual em práticas pedagógicas das aulas de língua inglesa do 1º ano do Ensino Fundamental I. O estudo tem como aportes teóricos principais a Linguística Sistêmico Funcional (LSF) de Halliday (1994/2014), a Gramática do Design Visual de Kress e Leeuwen (2006) e a teoria de multiletramentos de Roxane Rojo (2012). Os documentos oficiais que compõem a base desta investigação são a Base Nacional Comum Curricular de Língua Inglesa no Ensino Fundamental, as Orientações Curriculares para o Ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I da Prefeitura do Rio de Janeiro, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015) e o Censo Escolar 2020. O público-alvo são alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, da escola Poeta Mario Quintana, no município do Rio de Janeiro, RJ e professores de língua inglesa do Ensino Fundamental I das redes pública e privada. A partir deste estudo, foi elaborado um jogo, o Image Analysis Lab, para trabalhar o letramento visual e o vocabulário de Língua Inglesa para o segmento em tela. O produto educacional foi validado por professores de Língua Inglesa do Ensino Fundamental I de escolas públicas e particulares por meio de questionário. Tais professores consideraram o produto educacional pertinente e compatível com a destinação proposta. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3464 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multiletramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Inglesa Ensino Fundamental I | pt_BR |
Título: dc.title | Image Analysis Lab: board game | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LIVIACUNHA2021PRODEDUC.pdf | 3.46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700186/1/LIVIACUNHA2021PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: