Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, VANDERLÚCIA GOMES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-16T12:30:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-16T12:30:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão Final TCC - Vanderlúcia Sousa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700183 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho descreve uma intervenção pedagógica realizada na Escola José Ni Moreira, localizada na cidade de Tianguá. O objetivo geral deste trabalho foi evidenciar a eficácia da produção de pesquisa sociológica a partir de uma intervenção pedagógica com o método chamado de Aprendizagem Baseada em Debate Sociológico (ABDS), proporcionando uma produção coletiva de conhecimentos entre educandos e professores, enquanto os objetivos específicos visam expor a importância da pesquisa na construção da Aprendizagem Baseada em Debates Sociológicos (ABDS) através da intervenção pedagógica com os alunos. Em seguida, identificar o debate sociológico como uma metodologia ativa e a pesquisa como componente pedagógico nas aulas de sociologia. A problemática que justifica esta intervenção é a necessidade do uso da pesquisa como componente pedagógico nas aulas de sociologia; quanto à metodologia, este trabalho pautou-se sobretudo com a abordagem qualitativa em que foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, conversas informais, assim como áudio pelo WhatsApp, o que resultou numa intervenção pedagógica. Os resultados da intervenção foram satisfatórios, pois alunos iniciaram seus primeiros passos na produção de cientifica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Debate | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
Título: dc.title | A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA COMO METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE DEBATES SOCIOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
INTERVENÇÃO PRONTA 1811 (1)2 (1).pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700183/2/INTERVENÇÃO PRONTA 1811 (1)2 (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons