Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, GIZELE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MACIEL, ALDA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-16T12:04:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-16T12:04:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | GIZELEPEREIRA2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700179 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O caderno de atividades Read the world to read the word: uma proposta de Letramento Crítico para as aulas de inglês na Educação de Jovens e Adultos é fruto das reflexões construídas ao longo do desenvolvimento da pesquisa de mestrado intitulada: Letramento Crítico em Língua Inglesa: uma proposta pedagógica para a Educação de Jovens e Adultos, vinculada ao Programa de Mestrado em Práticas da Educação Básica, ligado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. O caderno de atividades foi elaborado para os professores de língua inglesa que atuam do 6º ao 9º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem como objetivo desenvolver a habilidade de leitura em inglês em uma perspectiva crítica, socialmente contextualizada e comprometida com a formação para o exercício da cidadania. A construção do material tomou por base os conceitos do Letramento Crítico. O Letramento Crítico, como uma abordagem educacional, visa contribuir para que os estudantes sejam capazes de ler adequadamente de modo a atender às exigências sociais, mas que também possam tornar-se sujeitos no processo de analisar, criticar e enfrentar as questões que fazem parte de seu contexto social, político e cultural. A finalidade do material é apresentar sugestões de atividades que ampliem os propósitos de ensinar inglês na EJA para além do ensino meramente linguístico ou instrumental. A ideia é promover práticas de letramento que não tenham um fim em si mesmas, mas criem oportunidades que favoreçam a formação de estudantes engajados em agir sobre o mundo para atuar e transformar a realidade sempre que possível. O caderno é composto por quatro unidades independentes, todas mobilizadas em torno de gêneros textuais diversos. Cada unidade conta com: (1) uma parte introdutória que apresenta informações sobre o gênero textual e os objetivos gerais de aprendizagem da unidade; (2) uma sequência didática; (3) orientações e sugestões aos professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.114 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Língua Inglesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Crítico | pt_BR |
Título: dc.title | Read the world to read the word Uma proposta de Letramento Crítico para as aulas de inglês na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GIZELEPEREIRA2021PROD.EDUC..pdf | 3.11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700179/2/GIZELEPEREIRA2021PROD.EDUC..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons