Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | QUERIDO, ADRIANA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, AIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-16T11:23:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-16T11:23:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | ADRIANAQUERIDO2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700175 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Caderno de atividades denominado “Leia Lima. Uma proposta para compreensão leitora no ensino médio” é o produto educacional resultante da pesquisa do Mestrado Profissional em Práticas na Educação Básica do Colégio Pedro II intitulada “A inversão da lógica da sala de aula e algumas possiblidades para compreensão leitora no ensino médio.” Trata-se de uma contribuição para as práticas pedagógicas destinadas aos docentes de língua portuguesa e apresenta sugestões de atividades com propostas que utilizam as estratégias de leitura como caminhos possíveis à compreensão leitora. A construção deste material, que pretende colaborar com o trabalho de compreensão em sala de aula, valeu-se do referencial teórico utilizado na dissertação e, principalmente, as contribuições de Solé (1998), Kleiman (2002), Marcuschi (2008), Smith (1989), Koch& Elias (2011) com as estratégias de leitura e compreensão leitura e de Moran (2017) que nos deu aporte para metodologias ativas empregadas na pesquisa. O caderno apresenta cinco crônicas e atividades que fomentam o interesse pela leitura e a compreensão dos textos lidos. As atividades foram realizadas com alunos do segundo ano do ensino médio, mas podem ser utilizadas ou adaptadas para outras turmas. Utilizamos o gênero textual crônica e selecionamos Lima Barreto devido à identificação dos alunos com o autor. Seus textos nos convidam a reflexões sobre o Rio de Janeiro desde o início do século XX e ainda despertam interesse para conhecer outras obras do autor. Este material inscreve-se num esforço para realização do trabalho com texto na sala de aula no sentido de promover a compreensão leitora, apresentando reflexões sobre questões de nosso cotidiano e enfrentamentos sociais através da leitura das crônicas de Lima Barreto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.408 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Compreensão leitora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula invertida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Crônicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lima Barreto | pt_BR |
Título: dc.title | Uma proposta para compreensão leitora no ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ADRIANAQUERIDO2021PE.pdf | 9.41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700175/2/ADRIANAQUERIDO2021PE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons