Dados & Devaneios: RPG como metodologia de Ensino de História

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira, Matheus Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-15T19:28:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-15T19:28:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700159-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho parte da trajetória e subjetividade de um professor da educação básica, pesquisador da área de Ensino de História e entusiasta de ficção científica, fantasia e jogos narrativos. Dessa forma, foi defendida a valorização da imaginação na educação, pelo uso do RPG de mesa (Role Playing Game – ou jogo de interpretação de papéis) no processo de aprendizagem histórica. O objetivo do trabalho foi o de entender o RPG como metodologia para o ensino de história, como uma experiência que cria um “estado de aprendizagem” onde estudantes podem explorar mais livremente seus horizontes de compreensão histórica. Nesse processo, o RPG não foi considerado como “ferramenta pedagógica”, e sim como mídia autônoma, que permite ir além de objetivos conteudistas e de lógicas de base racionalista cartesiana na construção de narrativas e conceitos históricos. As categorias que funcionaram como pilares para o trabalho foram: a imaginação simbólica, a empatia história, a experiência mítica e o conhecimento histórico escolar. Pretendeu-se contribuir para o campo de ensino de história e reafirmar a força dos saberes docentes, de forma a valorizar as particularidades do conhecimento histórico escolar, os saberes do ofício e a potência da imaginação. Para tanto, foi realizado diálogo com pesquisadores do nicho crescente de RPG na Educação, bem como com autores que favoreceram uma abertura antropológica e uma inspiração fenomenológica, considerando a importância do simbólico e defendendo uma racionalidade sensível. As fontes partiram da análise de diários de campo do professor-pesquisador, além de questionários e atividades respondidos pelos estudantes. Dois foram os campos de pesquisa: a prática do magistério em sequências didáticas com uso do RPG (em diversas escolas); e o estabelecimento de um programa extracurricular na modalidade de “clube de RPG” chamado de Toca do Aprendiz (no Instituto Estadual da Educação – IEE). A metodologia foi inspirada na jornada mitohermenêutica, procurando usar a pesquisa-ação e a pedagogia dos projetos como meios de interação com o campo. Buscou-se um diálogo genuinamente horizontal e ativo com alunos para a construção de possibilidades pedagógicas para o uso de RPG na aprendizagem histórica. Como resultado, constatou-se o RPG como um espaço de experimentação, simulacro de uma experiência mítica, na qual estudantes conseguem visualizar possibilidades de um passado abstrato e humanizar os sujeitos históricos que viveram em outras épocas, além de compreender suas ações como inteligíveis. Assim, a experiência de jogo se tornou ponte para a reflexão e para uma compreensão histórica mais palpável. Nesse processo, os estudantes foram coprotagonistas de sua própria aprendizagem.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória. RPG. Imaginação. Empatia Histórica. Mitohermenêutica. Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleDados & Devaneios: RPG como metodologia de Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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