VOZES DA RESISTÊNCIA: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE ABORDAGEM DECOLONIAL PARA AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, THAYS-
Autor(es): dc.contributor.authorCARMO, ANA CAROLINA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-16T13:46:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-16T13:46:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-26-
identificador: dc.identifier.otherTHAYSSILVA2021PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700153-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional “Vozes da resistência: sequências didáticas de abordagem decolonial para aulas de História na Educação de Jovens e Adultos” é resultado da pesquisa “Ensino de História e Decolonialidade na Educação de Jovens e Adultos: uma discussão curricular no município de Resende/RJ”, realizada no Mestrado Profissional em Educação Básica do Colégio Pedro II. Trata-se de um caderno de orientação pedagógica destinado a professores de História atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos. O caderno é composto por quatro sequências didáticas independentes e baseadas nos conteúdos curriculares de História da EJA de Resende-RJ e na pedagogia decolonial, em associação com outras questões presentes no cotidiano social e escolar. O produto educacional busca atender à demanda legal emergente de efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, através da construção e aplicação de atividades que rompam com o processo de invisibilização da história a que foram submetidos os saberes dos povos indígenas e afro-brasileiro. Assim, as sequências didáticas visam auxiliar a construção de um novo saber sobre a História, aproximar os discentes dos conteúdos históricos curriculares e contribuir para a ação docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6376pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Título: dc.titleVOZES DA RESISTÊNCIA: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE ABORDAGEM DECOLONIAL PARA AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino