Guia Didático: Atividades Práticas Dialógicas para o Ensino e Aprendizagem em Botânica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEitelven, Tatiane-
Autor(es): dc.contributor.authorGuzzo, Guilherme Brambatii-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-15T18:01:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-15T18:01:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-01-
identificador: dc.identifier.otherPE_Eitelven_UCSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700143-
Resumo: dc.description.abstractO presente guia didático é resultado da esquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul voltada ao ensino de Botânica no Ensino Fundamental Inicial. O guia descreve diversas atividades práticas-dialógicas para o estudo de Botânica que podem auxiliar o professor como um recurso facilitador da aprendizagem dos estudantes em Ciências. As atividades práticas-dialógicas apresentadas podem suprir a ausência de práticas nas aulas de Ciências. Tanto a ausência de práticas quanto seu uso de forma inadequada são fatores que acabam limitando e deixando lacunas no Ensino de Ciências, uma vez que essa área se fundamenta em produtos (teorias) e processos (experimentação), necessitando os dois aspectos estarem presentes nas aulas. Nisso tudo, professores, vocês devem estar se questionando, então que tipo de prática realizar? Há muitas maneiras de planejá-las e conduzi-las. Entretanto a partir dos teóricos no qual a pesquisa foi se encaminhado surgiu a luz para desenvolver essas práticas: aplicando os princípios do ensino dialógico de Freire, também ancorados no construtivismo de Piaget e no ensino investigativo orientado tanto pela BNCC, quanto por autores que abordam o ensino de Ciências. Ainda, as estratégias de aprendizagem ativa estão presentes como um meio para fomentar o ambiente dialógico e também de maneira a conduzir as práticas de forma que elas próprias se caracterizassem como atividades de aprendizagem ativa na construção do conhecimento em Botânica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent720 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBotânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades práticas-dialógicaspt_BR
Título: dc.titleGuia Didático: Atividades Práticas Dialógicas para o Ensino e Aprendizagem em Botânicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons