Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Eitelven, Tatiane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Guzzo, Guilherme Brambatii | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-15T18:01:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-15T18:01:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE_Eitelven_UCS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700143 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente guia didático é resultado da esquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul voltada ao ensino de Botânica no Ensino Fundamental Inicial. O guia descreve diversas atividades práticas-dialógicas para o estudo de Botânica que podem auxiliar o professor como um recurso facilitador da aprendizagem dos estudantes em Ciências. As atividades práticas-dialógicas apresentadas podem suprir a ausência de práticas nas aulas de Ciências. Tanto a ausência de práticas quanto seu uso de forma inadequada são fatores que acabam limitando e deixando lacunas no Ensino de Ciências, uma vez que essa área se fundamenta em produtos (teorias) e processos (experimentação), necessitando os dois aspectos estarem presentes nas aulas. Nisso tudo, professores, vocês devem estar se questionando, então que tipo de prática realizar? Há muitas maneiras de planejá-las e conduzi-las. Entretanto a partir dos teóricos no qual a pesquisa foi se encaminhado surgiu a luz para desenvolver essas práticas: aplicando os princípios do ensino dialógico de Freire, também ancorados no construtivismo de Piaget e no ensino investigativo orientado tanto pela BNCC, quanto por autores que abordam o ensino de Ciências. Ainda, as estratégias de aprendizagem ativa estão presentes como um meio para fomentar o ambiente dialógico e também de maneira a conduzir as práticas de forma que elas próprias se caracterizassem como atividades de aprendizagem ativa na construção do conhecimento em Botânica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 720 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Botânica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades práticas-dialógicas | pt_BR |
Título: dc.title | Guia Didático: Atividades Práticas Dialógicas para o Ensino e Aprendizagem em Botânica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE_Eitelven_UCS.pdf | 710,17 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700143/2/PE_Eitelven_UCS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons