ANINHA E A MODELAGEM MATEMÁTICA: INVESTIGANDO O COTIDIANO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, RAFAELA GONÇALVES-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, BÁRBARA NIVALDA PALHARI ALVIM-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-15T14:31:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-15T14:31:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
identificador: dc.identifier.otherRafaela Gonçalves Ferreira_ANINHA E A MODELAGEM MATEMÁTICA INVESTIGANDO O COTIDIANOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700140-
Resumo: dc.description.abstractO livro paradidático “Aninha e a Modelagem Matemática: investigando o cotidiano” é um material pedagógico que intenciona auxiliar na inserção de atividades de Modelagem em salas de aula pré-escolares e na familiarização destes estudantes com essa alternativa pedagógica. É composto por situações-problema e indicações para o uso de atividades de Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Infantil. Tais problemáticas visam possibilitar a investigação de situações do cotidiano dos estudantes por meio de conceitos e ideias matemáticas úteis na solução dos problemas desencadeados pelas situações expostas neste livro. Além de serem propostas em uma história infantil, que torna a implementação acessível a turmas com a faixa etária pré-escolar. As situações-problema foram desenvolvidas pela pesquisadora, bem como por professores que atuam ou já atuaram nesta etapa de escolaridade e participaram de uma oficina pedagógica1 relacionada à Modelagem Matemática na Educação Infantil “Modelagem Matemática na Educação Infantil: uma alternativa pedagógica”. A história contida no livro está dividida em três partes e em cada uma delas uma situação-problema é proposta para investigação. Entretanto, outros problemas podem surgir a partir destes. Após o material didático, apresentamos algumas sugestões para sua implementação na sala de aula, que poderão ser modificadas de acordo com a realidade de cada professor. A Produção Técnica-Tecnológica apresentada neste documento é parte integrante da Dissertação de Mestrado Intitulada: “Uma alternativa pedagógica para a Educação Infantil: ações dos professores no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática”2. O livro paradidático se encaixa na categoria das “Mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, vídeo-aulas, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais, etc.)” ( BRASIL, 2013, p. 27).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,77MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação em Modelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Título: dc.titleANINHA E A MODELAGEM MATEMÁTICA: INVESTIGANDO O COTIDIANOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons