Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, RAFAELA GONÇALVES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, BÁRBARA NIVALDA PALHARI ALVIM | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-15T14:31:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-15T14:31:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Rafaela Gonçalves Ferreira_ANINHA E A MODELAGEM MATEMÁTICA INVESTIGANDO O COTIDIANO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700140 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro paradidático “Aninha e a Modelagem Matemática: investigando o cotidiano” é um material pedagógico que intenciona auxiliar na inserção de atividades de Modelagem em salas de aula pré-escolares e na familiarização destes estudantes com essa alternativa pedagógica. É composto por situações-problema e indicações para o uso de atividades de Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Infantil. Tais problemáticas visam possibilitar a investigação de situações do cotidiano dos estudantes por meio de conceitos e ideias matemáticas úteis na solução dos problemas desencadeados pelas situações expostas neste livro. Além de serem propostas em uma história infantil, que torna a implementação acessível a turmas com a faixa etária pré-escolar. As situações-problema foram desenvolvidas pela pesquisadora, bem como por professores que atuam ou já atuaram nesta etapa de escolaridade e participaram de uma oficina pedagógica1 relacionada à Modelagem Matemática na Educação Infantil “Modelagem Matemática na Educação Infantil: uma alternativa pedagógica”. A história contida no livro está dividida em três partes e em cada uma delas uma situação-problema é proposta para investigação. Entretanto, outros problemas podem surgir a partir destes. Após o material didático, apresentamos algumas sugestões para sua implementação na sala de aula, que poderão ser modificadas de acordo com a realidade de cada professor. A Produção Técnica-Tecnológica apresentada neste documento é parte integrante da Dissertação de Mestrado Intitulada: “Uma alternativa pedagógica para a Educação Infantil: ações dos professores no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática”2. O livro paradidático se encaixa na categoria das “Mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, vídeo-aulas, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais, etc.)” ( BRASIL, 2013, p. 27). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,77MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação em Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Título: dc.title | ANINHA E A MODELAGEM MATEMÁTICA: INVESTIGANDO O COTIDIANO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons