UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS PLANTAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, PATRÍCIA ALVES DA-
Autor(es): dc.contributor.authorPOLETTO, RODRIGO DE SOUZA-
Autor(es): dc.contributor.authorGUIMARÃES, FERNANDO MANUEL SEIXAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-15T14:13:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-15T14:13:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
identificador: dc.identifier.otherPatricia Alves da Rocha_UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS PLANTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700139-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de Botânica é uma das áreas que ainda nos dias de hoje tem apresentado uma enorme dificuldade de assimilação de conteúdos, e isso pode estar relacionado com a complexidade pela qual são apresentadas as temáticas em sala de aula e com a dificuldade em preparar aulas atrativas de maneira a adequar os conteúdos de acordo com a realidade dos estudantes. Outro problema está ligado à falta de recursos financeiros, materiais pedagógicos e a carência de projetos públicos para o ensino de Botânica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nos primeiros cinco anos do EF cada classe tem um professor, que geralmente é responsável por todas as áreas do conhecimento e isso dificulta ainda mais o ensino-aprendizagem em relação aos conteúdos de Botânica. Desta maneira, é necessário formar professores como profissionais reflexivos, para que possam desenvolver diferentes estratégias de ensino, proporcionando aos estudantes a compreensão do mundo natural nas relações sociais de produção, com vistas a garantir uma análise concreta da realidade. Por isso, a escolha do modelo didático para a prática pedagógica é fundamental, pois influencia como as atividades serão aplicadas. É preciso que os professores se apropriem de diferentes saberes para contribuir com a formação de seus alunos, destacando desse modo a relevância da formação inicial para construção de saberes específicos e pedagógicos (TARDIF, 2014). Dessa forma, o objetivo consistiu em desenvolver uma proposta pedagógica para o ensino de Botânica no EF Anos Iniciais com os estudantes do último ano do Curso de Formação de Docentes, da Educação Infantil e Anos Iniciais, na modalidade Normal em Nível Médio, a fim de contribuir para o processo de formação inicial desses professores, tendo como aportes teóricos o referencial de formação de professores e do ensino de Botânica nos Anos Iniciais do EF. Na dissertação que acompanha esta Produção Técnica Educacional (disponível em: https://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacos), o leitor encontrará detalhes de toda pesquisa realizada, desde o aporte teórico sobre o ensino de Botânica no EF Anos Iniciais, formação inicial de professores e utilização de recursos didáticos lúdicos até a sistematização e aplicação desta proposta pedagógica. Nessa perspectiva foi desenvolvida uma produção técnica educacional, composta por uma sequência de atividades, por meio do ensino remoto, intitulada “ UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS PLANTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS”, aplicada aos estudantes do último ano do Curso de Formação de Docentes, em Nível Médio – na Modalidade Normal. Deste modo, esta produção técnica educacional está dividida em dois capítulos, sendo que o Capítulo 1 se refere à Fundamentação Teórico-Metodológica, destinado a tratar especificamente sobre o ensino de Botânica no EF Anos Iniciais, as dificuldades encontradas para desenvolver esse conteúdo e a utilização de recursos didáticos lúdicos, para que o ensino e aprendizagem ocorram de maneira mais dinâmica e construtiva. Já o capítulo 2 apresenta a Produção Técnica Educacional, sendo demonstrada a sua estrutura a partir de uma sequência de atividades que abordam o tema, e esperamos que essa produção técnica possa contribuir para uma reflexão em relação ao ensino de Botânica nos Anos Iniciais, desenvolvendo atividades que podem auxiliar a compreender que precisamos levar mais ludicidade e dinamismo para nossas aulas de Ciências, e desta maneira atingir o nosso objetivo maior que é a aprendizagem de nossos alunos. Desejamos a todos(as) uma ótima leitura!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,84MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBotânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Inicial de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental Anos Iniciaispt_BR
Título: dc.titleUMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS PLANTAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons