Compromisso social no ensino superior - Currículo e prática docente

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorChrizostimo, Miriam Marinho-
Autor(es): dc.contributor.authorSánchez, Maritza Consuelo Ortiz-
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo, Alessandra Vieira-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Helen Campos-
Autor(es): dc.contributor.authorValadão, Fernanda Simões-
Autor(es): dc.contributor.authorCarlos, Karina Telles Guimarães-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Márcio Barbosa Machado-
Autor(es): dc.contributor.authorVivas, Mylena Vilaça-
Autor(es): dc.contributor.authorMonteiro, Paola Paiva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-14T23:58:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-14T23:58:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-14-
identificador: dc.identifier.otherTexto sobre currículopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700130-
Resumo: dc.description.abstractO compromisso social traz vínculo entre o profissional da educação e o estudante. A responsabilidade social pressupõe o papel social e certamente o conduz à mediação, à interlocução reflexiva e criativa. Com esse pensamento, o professor deve ser mediador, facilitador, articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como pesquisador que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. O professor deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo. O compromisso social para o professor tem como trajetória o projeto desse professor. Há também, na prática docente o resultado de dois elementos básicos, a saber: interesse e valores. O interesse nasce da estrutura pessoal e social, da definição daquilo que é desejado e ou do que dá satisfação. Os valores são parte da conceituação do que seja bom ou mau para si próprio e para a sociedade proveniente da estrutura cultural. (MATOS, 1978) A opção feita por um comportamento social ou assumir algo, é fruto da decisão do profissional, que após refletir sobre as questões que estão ao seu redor é fortemente influenciado pela definição que fez as pessoas com quem se relaciona. A decisão do comportamento a ser adotada pelo profissional da educação traduz o que o indivíduo e a sociedade apreciam como benéfico para o grupo, ao qual a pessoa pertence. (CHRIZOSTIMO, 2014) O comportamento profissional é fruto da decisão final do indivíduo resultante da análise dos critérios que elegem para si. Os indivíduos, caso os profissionais, para elegerem estes critérios são influenciados pelo fator de complementaridade da sua vivência e pelos seus papéis na sociedade. Cabe ressaltar, que estes critérios trazem definições realizadas pelo indivíduo, por meio das pessoas que ele se relaciona e que pode modificar o benefício esperado com desempenho. De fato, o desempenho do papel profissional não existe isoladamente de todas as questões que envolvem o indivíduo. (MATOS, 1978)pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleCompromisso social no ensino superior - Currículo e prática docentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCurrículopt_BR
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